Do dia 5 a 9 de novembro, profissionais da indústria de shopping centers cursaram o JTR - Gestão de Shopping Centers, realizado pela Abrasce, em parceria com a Escola Global do ICSC - International Council of Shopping Centers para desenvolvimento profissional John T. Riordan.
Ricardo Visco, da Aliansce, durante aula para o Nível 1, sobre administração
e mix de loja.
e mix de loja.
Essa foi a quinta edição brasileira do curso, que já foi promovido em mais de 20 países, capacitando mais de 6 mil pessoas. No Brasil, cerca de 450 profissionais do setor já participaram do JTR.
A programação inclui dez disciplinas que passam por todas as áreas da concepção à gestão de um shopping, como locação, marketing, construção e operação.
O destaque do curso é aliar teoria, prática e networking, já que ele é ministrado por profissionais do mercado, o que faz juz à frase `aprenda com quem faz`, além de reunir alunos atuantes na indústria, de diferentes lugares do País. Estudos de casos, trabalhos em grupo e a visita técnica realizada no final reforçam esse objetivo de promover capacitação de qualidade, com foco na realidade vivida no dia a dia. Por essa razão também, o debate e a troca de ideias são sempre incentivados em sala de aula.
Esse ano, os alunos, tanto da turma no Nível 1, quanto do Nível 2, visitaram o Shopping Pátio Higienópolis e foram recebidos pela gerente de marketing, Marinei Cestari, e sua equipe. Luiz Alberto Marinho, da GS&BW, e Yara Terra, da Casulo Comunicação, acompanharam a turma durante a visita.
Visita técnica ao Shopping Pátio Higienópolis
Perfil dos alunos
No JTR 1 deste ano, 31% dos profissionais que fizeram o curso estão no nível de gerência e 29% nos cargos de coordenador, analista e assistente, 18% são diretores e superintendentes e os outros 22% estão em outros setores ou níveis hierárquicos. Profissionais da região Sudeste somaram 40% dos alunos presentes. Nordeste teve uma grande representatividade com 36%. A presença dos profissionais do Sul, Centro-Oeste e Norte ficaram, respectivamente, em 11%, 9% e 4%.
Já no nível 2, 51% são gerentes, 26% são coordenadores, analistas e assistentes e 14% são diretores ou superintendentes. Os outros 9% representam outros setores ou cargos. A região Sudeste também foi majoritária, com 54% de representatividade, mas o Nordeste, mais uma vez, se destacou com 31% de presença, o que denota o grande momento de crescimento pelo qual a região tem passado, o Norte do Brasil teve 9% de participação e o Sul, 6%.
Aula da turma do nível 2, com André Ryfer, da BRMalls, sobre Mall e Merchandising.
Fonte: Portal dos Shoppings
Nenhum comentário:
Postar um comentário