A Sonae Sierra Brasil reiterou há pouco seu objetivo de expandir o portfólio de
shopping centers por meio de novos projetos, expansões e aquisições. No entanto,
o tom será de paciência para o desenvolvimento dos novos projetos, uma vez que o
mercado está passando por uma "enxurrada" de abertura de shoppings, o que
dificulta a atração de lojas satélites (de pequeno porte), segundo avaliou o
presidente da companhia, José Baeta Tomas, em reunião com analistas e
investidores. "Achamos que haverá um período de digestão de toda essa ABL (área
bruta locável) que está sendo inaugurada", afirmou Tomas. Ele acrescentou que os
projetos da Sonae vão ser desenvolvidos com cuidado, para evitar que sejam
inaugurados com ocupação abaixo do esperado. O executivo explicou que existe
uma dificuldade dos lojistas de menor porte, como as redes de franquias, em
conseguir operadores para abrir novos pontos. Segundo o executivo, esse problema
não afeta as lojas âncoras (de grande porte), mas sim os pequenos
empreendedores, que têm dificuldade em obter financiamentos. "A velocidade de
abertura de novas lojas é limitada e tem dificuldade de responder ao pico de
lançamentos de shoppings", avaliou. Tomas acrescentou que a Sonae esta se
precavendo a esse cenário e que busca uma pré-locação de ao menos 40% da ABL
antes de iniciar projetos de novos empreendimentos. "40% é o mínimo para
podermos começar", frisou, lembrando que há oportunidades de crescimento em
muitas cidades do Pais. O presidente da Sonae Sierra Brasil acrescentou que a
companhia segue em busca de aquisições de participação em outros shoppings, além
de desenvolver projetos de expansão nos empreendimentos já em atividade. Ate
final de 2013, a Sonae vai inaugurar dois novos shoppings, localizados em
Londrina e Goiânia, adicionando 118 mil m² de ABL ao seu portfólio, composto
atualmente por 8 shopping centers e ABL própria de 231 mil m2.
Fonte: O Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário