Interbrand divulga estudo das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012; setor varejista se destaca, com um crescimento médio de 25,2% do valor. Itaú segue como líder; Totvs e Magazine Luiza estreiam no ranking, Havaianas retorna e Hering aumenta o seu valor em 86%.
Estes são alguns recortes do ranking da Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012.
Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Petrobras e Skol, completam o Top 5, e representam 71,8% do valor consolidado de R$95,9 bilhões entre as 25 marcas brasileiras listadas no estudo.
Em relação ao ranking de 2011, a maioria das marcas se valorizou, sendo que a vigésima quinta colocada esse ano entrou no ranking com a nota de corte de R$250 milhões, um valor significativamente superior a 2011 (quando a nota de corte foi de R$ 209 milhões).
“Com os olhos do mundo voltados para o Brasil, nossas marcas têm a oportunidade de aproveitar o bom momento do mercado nacional para elevar-se a um novo patamar de diferenciação e vínculo com o consumidor”, analisa André Matias, gerente de Avaliação de marcas da Interbrand São Paulo
Soma-se a este cenário um elemento importante: a continuidade das crises americana e europeia faz com que as empresas estrangeiras vejam o Brasil como uma oportunidade de crescimento e decidam se estabelecer no país.
De redes de varejo europeias a montadoras de automóveis da China, estas empresas não só trazem maior concorrência, como também apresentam novas opções ao consumidor, novas interações e um ponto de vista diferente sobre marcas.
“Este é sem dúvida um cenário interessante que estimula o desenvolvimento do branding no País. Nesse sentido, as empresas que antes estavam interessadas apenas em criar suas marcas, hoje preocupam-se com a consolidação das mesmas, a partir da gestão inteligente de suas engrenagens e pontos de contato. Está inaugurada a era dos processos em substituição aos projetos pontuais de marca.” diz Daniella Giavina-Bianchi, diretora executiva de estratégia.
Novas participantes em 2012
No ranking de 2012 duas marcas fazem seu debut: Totvs e Magazine Luiza (#25) estreiam no relatório, confirmando uma tendência de mercado que aponta ganho de participação das marcas de varejo e tecnologia, em um cenário antes dominado pelas empresas de commodities e serviços financeiros. “Não podemos deixar de destacar o retorno de Havaianas ao ranking: uma de nossas marcas com maior reconhecimento global, trazendo aprendizados importantes para outras marcas nacionais que ainda buscam consolidar sua presença em solos estrangeiros”. analisa André Matias.
Marcas que apresentaram maior crescimento e maior valor em 2012
O setor financeiro permanece como destaque no estudo de 2012. E este ano domina o Top 3, representado pela tríade Itaú, Bradesco e Banco do Brasil .
O setor varejista também se destaca, com um crescimento médio de 25,2% de valor. A marca Hering, por exemplo, subiu seis posições no ranking com um crescimento de 86%. Casas Bahia fica com o segundo maior crescimento do ranking, com aumento no valor de marca de 57%.
Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Petrobras e Skol, completam o Top 5, e representam 71,8% do valor consolidado de R$95,9 bilhões entre as 25 marcas brasileiras listadas no estudo.
Em relação ao ranking de 2011, a maioria das marcas se valorizou, sendo que a vigésima quinta colocada esse ano entrou no ranking com a nota de corte de R$250 milhões, um valor significativamente superior a 2011 (quando a nota de corte foi de R$ 209 milhões).
“Com os olhos do mundo voltados para o Brasil, nossas marcas têm a oportunidade de aproveitar o bom momento do mercado nacional para elevar-se a um novo patamar de diferenciação e vínculo com o consumidor”, analisa André Matias, gerente de Avaliação de marcas da Interbrand São Paulo
Soma-se a este cenário um elemento importante: a continuidade das crises americana e europeia faz com que as empresas estrangeiras vejam o Brasil como uma oportunidade de crescimento e decidam se estabelecer no país.
De redes de varejo europeias a montadoras de automóveis da China, estas empresas não só trazem maior concorrência, como também apresentam novas opções ao consumidor, novas interações e um ponto de vista diferente sobre marcas.
“Este é sem dúvida um cenário interessante que estimula o desenvolvimento do branding no País. Nesse sentido, as empresas que antes estavam interessadas apenas em criar suas marcas, hoje preocupam-se com a consolidação das mesmas, a partir da gestão inteligente de suas engrenagens e pontos de contato. Está inaugurada a era dos processos em substituição aos projetos pontuais de marca.” diz Daniella Giavina-Bianchi, diretora executiva de estratégia.
Novas participantes em 2012
No ranking de 2012 duas marcas fazem seu debut: Totvs e Magazine Luiza (#25) estreiam no relatório, confirmando uma tendência de mercado que aponta ganho de participação das marcas de varejo e tecnologia, em um cenário antes dominado pelas empresas de commodities e serviços financeiros. “Não podemos deixar de destacar o retorno de Havaianas ao ranking: uma de nossas marcas com maior reconhecimento global, trazendo aprendizados importantes para outras marcas nacionais que ainda buscam consolidar sua presença em solos estrangeiros”. analisa André Matias.
Marcas que apresentaram maior crescimento e maior valor em 2012
O setor financeiro permanece como destaque no estudo de 2012. E este ano domina o Top 3, representado pela tríade Itaú, Bradesco e Banco do Brasil .
O setor varejista também se destaca, com um crescimento médio de 25,2% de valor. A marca Hering, por exemplo, subiu seis posições no ranking com um crescimento de 86%. Casas Bahia fica com o segundo maior crescimento do ranking, com aumento no valor de marca de 57%.
Fonte: Portal no Varejo
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