Quando o Boticário convidou a Kawahara | Takano soluções para varejo a desenvolver um projeto conceito para a loja Nativa SPA que refletisse o novo posicionamento estratégico focado na classe B, imediatamente aceitamos o desafio e iniciamos uma pesquisa profunda na história da empresa.
O Grupo O Boticário é resultado de uma notável trajetória de empreendedorismo. Sua história se confunde com o desenvolvimento da indústria de beleza no Brasil, processo no qual um de seus negócios – O Boticário, que deu origem ao Grupo – destaca-se pelo pioneirismo.
A empresa tornou-se reconhecida tanto pela qualidade inovadora de seus produtos e serviços quanto pela gestão de uma rede de distribuição com mais de 3.500 pontos de venda, que fixou um novo paradigma para o setor de franchising.
Há 21 anos, muito antes da sustentabilidade se estabelecer como prioridade na agenda das grandes corporações, o envolvimento com a questão ambiental já se expressava por meio da criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A iniciativa amadureceu e se desenvolveu ao mesmo tempo em que contribuiu intensamente para introduzir no país o conceito de responsabilidade social empresarial.
Desenvolvemos uma loja piloto do novo conceito de lojas da Nativa SPA no Shopping Barra no Rio de Janeiro, visando modularidade, custo de replicação e aspectos geodemográficos de mercado.
Vislumbrando atender os planos ambiciosos do Boticário em todo o Brasil, embasamos o conceito no modelo BELEZA BRASILEIRA focado em experiência sensorial, remetendo ao prazer, surpresa e experimentação (como ponto crítico de diferenciação) por toda a loja.
Este conceito levaria a BELEZA BRASILEIRA para o Brasil, esta brasilidade foi refletida pelos elementos utilizados no projeto:
O piso de porcelanato imitando madeira que reforça o conceito de estilo de vida urbano trazendo acolhimento, conforto e descontração ao ponto de venda.
Os equipamentos modulares, flexíveis e componíveis revestidos de madeira e pintura em laminado melamínico líquido permitem uma centena de combinações para atender os planogramas de exposição dos produtos.
Os produtos foram expostos seguindo as seguintes diretrizes:
1.ingredientes , 2.cores , 3.funcionalidade , 4.benefícios, 5.dicas e instruções
O Lounge (espaço de conforto e carinhosamente chamado de estacionamento de maridos) possui poltronas ergonomicamente selecionadas, onde também se aplica reflexologia, massagens nas mãos e nos pés.
A Sonorização imprime ao cliente um ambiente Vintage e Premium com vibração de varejo.
O Projeto Luminotécnico mereceu atenção redobrada de nossa parte, focado na hipervalorização dos produtos com grande destaque para a dramaticidade, que coloca em evidência todo o novo produto Nativa SPA, valorizando cada detalhe e cor, tornando esta experiência um momento ímpar.
Dividimos a loja em pé-direito alto e baixo.
No pé-direito alto aplicamos um gigantesco back-light ondulado simulando a fluidez do conceito estabelecido, com o significado de mostrar a evolução contínua e a transparência das formas e mostrar a organicidade feminina, que acompanha a trajetória do Grupo e orienta seus valores.
No pé-direito baixo criamos uma caixa gigante pintada na cor laranja para aquecer, dar vibração e reforçar o atributo de alegria e que atua como balizador, atraindo a atenção da cliente para o interior da loja.
As lojas foram divididas em ambientes distintos: Vitrine (a loja é uma grande vitrine usando o conceito open front |a frente aberta é mais atrativa e convida o cliente a vivenciar uma nova experiência), Entrada, Exposições Laterais, Exposição de Solo, Pias de Experimentação e Lounge.
A ideia é ajudar os clientes a visualizarem os produtos e se sentirem atraídos a experimentá-los.
Cada detalhe da Nativa SPA foi pensado para proporcionar uma experiência de compra agradável e evidenciar as características da marca.
Na Entrada temos as mesas de valorização de produtos, modulares de design orgânico e flexíveis.
No Lounge, criamos um espaço de relacionamento e reflexologia.
Sabíamos que mais do que comprar produtos a consumidora moderna busca novos valores no ponto de venda, com isso focamos em proporcionar aos clientes da Nativa SPA, Beleza, Bem-Estar, Prazer, Espiritualidade, Indulgência, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Não medimos esforços e criatividade para oferecer aos clientes da Nativa SPA experiências sensoriais que simulem “10 minutos de férias por dia”, pois eles necessitam de tempo para si.
Fonte: GS&MD
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