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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Investir em franquia exige estudo

Investir em uma marca que já existe pode ser a saída para quem deseja ter um negócio e não sabe por onde começar. Com um ritmo acelerado, a economia de Ribeirão Preto é um mercado atraente para os interessados em investir no comércio “de rua” ou nos shoppings centers.

E é nesse cenário que aparecem as franquias. Nos últimos anos, Ribeirão vem acompanhando o crescimento nacional deste mercado. De acordo com a World Franchise Council (WFC), o Brasil já é o quarto país em número de marcas de franquias - está atrás apenas de Estados Unidos, China e Coreia do Sul.

“A grande vantagem da franquia é o franqueado receber da franqueadora a fórmula comprovada do sucesso pronta do negócio, desde a estrutura, produtos, até o modelo de operação”, afirma Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt.

Claudia afirma que o valor para adquirir uma franquia varia de R$ 80 mil, na média, para uma microfranquia, até mais de R$ 1 milhão, para grandes negócios de varejo e serviço.

“O investimento inicial para abrir uma unidade envolve os custos, como a taxa de franquia, capital para instalação da unidade e capital de giro”, explica Claudia Bittencourt. Segundo ela, o ponto comercial é fator determinante para o sucesso do negócio.

Exemplos

O engenheiro Rafael Garcia, 23 anos, decidiu abrir no ano passado uma franquia da Rei da Reforma, loja de soluções em reparos e manutenções, e em menos de um mês ele já está vendo resultados.

“O primeiro passo para começar esse tipo de negócio é fazer uma pesquisa de mercado”, afirma Garcia, cuja principal dificuldade para abrir o negócio foi encontrar profissionais especializados. Segundo ele, o lucro líquido da loja até o fim de 2014 deve chegar a R$ 50 mil.

A advogada Simone de Freitas, 32 anos, não estava satisfeita com os caminhos de sua profissão e resolveu abrir uma franquia da rede de salões de beleza Unhas Fast.

Diferente do que muitos fazem, Simone pesquisou sozinha sobre o setor e a área em que iria investir. Ao todo, a proprietária afirma que o investimento foi em torno de R$ 250 mil.

O dono da franquia Casa de Bolos, Rafael Ramos, afirma que o seu investimento inicial foi de R$ 100 mil a R$ 125 mil. “O principal na hora de abrir uma franquia é conhecer bem o negócio e o franqueado”, afirma Ramos.

O faturamento da Casa de Bolos varia de R$ 30 mil a R$ 60 mil por mês e o lucro líquido está em torno de 20 a 25% do faturamento bruto.

Amparo

Livia Margutti, 31, consultora jurídica do Sebrae-SP, diz que não existe um tempo certo para receber um retorno. “Tudo isso depende muito da marca, do porte da franquia e do investimento”, explica.

O programa da Prefeitura de Ribeirão Preto “Sala do empreendedor” e o Sebrae local podem auxiliar quem pretende se inserir no setor.
 
Fonte: Jornal A Cidade

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