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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

5 startups que poderão revolucionar o varejo

Consultoria PSFK identifica 5 empresas com potencial disruptivo no varejo global. Conheça quem são elas.
 

Da oferta de serviços à gamificação mobile, empresas desenvolvem inovações no comércio

Os avanços tecnológicos prometem ter um grande impacto sobre os modelos de negócios do varejo. O e-commerce é um exemplo já vivo, mas o mobile vem ganhando espaço, os wearables são uma promessa e muita coisa está em desenvolvimento. E nem sempre as inovações vêm das grandes empresas: muitas vezes, startups encontram oportunidades para inovar radicalmente e tirar do mercado segmentos inteiros.
A consultoria PSFK identificou 5 startups que têm esse potencial disruptivo sobre o varejo mundial. Vamos a elas:
1) Enjoy
A Enjoy é uma varejista online de eletrônicos em que a entrega dos produtos é feita por um especialista que ajuda o cliente a fazer a instalação, configuração e uso inicial. A empresa fez uma parceria com a AT&T no lançamento do iPhone 6S, permitindo que os clientes recebam, no momento da entrega do produto, uma consultoria sobre os novos recursos do equipamento, sem custo extra. “A Enjoy nasceu com a premissa de que as pessoas precisam de ajuda e uma conexão humana é a melhor forma de conseguir isso”, afirma o CEO da empresa, Ron Johnson. “Com nosso modelo, aliamos conveniência e um toque pessoal”, completa.
 
 enjoy
2) Everlane
A Everlane é uma varejista online de vestuário e calçados que tem como princípio a transparência total na relação com os clientes. Sua ideia de “transparência radical” inclui revelar como cada produto é feito, quais seus custos, impostos e quanto cada membro da cadeia de suprimentos ganha. Suas lojas pop up tangibilizam a experiência da marca e as parcerias com fornecedores locais reforçam a unicidade dos produtos.
everlane
3) Stitch Fix
Trata-se de um serviço de assinatura digital que coloca as clientes em contato com personal shoppers, que oferecem recomendações de produtos com base no que elas querem ou podem comprar. Para isso, a plataforma usa os dados que possui sobre os clientes e informações demográficas. Há também um aspecto social na experiência, já que os seguidores no Facebook podem postar fotos de roupas que compraram e receber feedback de outros membros do grupo. O objetivo é recriar, no ambiente digital, a experiência de ir às compras com as amigas.
 
stitchfix
4) Mona
A Mona é uma experiência que mistura mobile shopping e gamificação. As clients dizem ao app os itens que querem e quanto pretendem pagar. Diariamente, o aplicativo mostra itens que podem atender às preferências dos clientes e as consumidoras dão “like” ou “dislike” nas opções apresentadas, explicando se o estão fazendo por causa do preço, estilo, marca ou cor. Com isso, ao longo do tempo o app aprende quais são as preferências da cliente e passa a oferecer sugestões mais assertivas, facilitando o processo de escolha.
 
mona
5) Instacart
O serviço de delivery de alimentos trabalha com o diferencial da entrega das compras em até uma hora. Com esse mote, atraiu parceiros como Target e Whole Foods, bem como a biblioteca de receitas online AllRecipes. Em vez de manter estoque próprio, o Instacart recebe os pedidos dos clientes, retira nas lojas parceiras e entrega aos consumidores em até 60 minutos.
 
instacart
 
Fonte: Com informações da PSFK.

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