O novo management da Via Varejo vai se apropriar de 4% do valor de mercado que for gerado nos próximos três anos, uma cenoura suculenta que alinha interesses, pode ajudar a atrair profissionais e deve colocar os concorrentes na defensiva para reter talento.
Segundo duas fontes que souberam da estratégia de remuneração, parte do valor apurado será distribuído daqui a três anos, e o saldo, dois anos depois — incentivando o alinhamento dos executivos por um mínimo de cinco anos. O plano deve cobrir os 15 executivos mais sêniores.
Segundo essas fontes, o empresário Michael Klein, que se tornou o acionista de referência da companhia, assinou uma carta garantindo que não interferirá no management da empresa, dando carta branca ao novo CEO, Roberto Fulcherberguer, que sempre foi um executivo de confiança da família. Para essas fontes, a carta também reduz o risco associado a potenciais transações com partes relacionadas, já que a família Klein é dona de 330 das 1.000 lojas da companhia e seis de seus 26 centros de distribuição.
Num vídeo para ser distribuído a funcionários da companhia, Fulcherberguer articulou sua visão para a empresa:
“Atender bem, comprar bem, fazer o varejo ser simples. Isso é a origem desse negócio e é o que faz o varejo ser varejo,” disse Fulcherberguer, um veterano do setor que passou pela Arapuã, Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia, onde primeiro trabalhou para os Klein e mais tarde participou da venda para o GPA. Fulcherberguer saiu da operação em 2013 mas permaneceu no conselho da Via Varejo.
Notando que a concorrência (leia-se: o Magazine Luiza) “decolou nos últimos anos”, Fulcherberguer usa o vídeo para falar do ‘gap’ entre a Via Varejo e seu maior concorrente.
“Ainda somos o maior vendedor do mercado e vendemos R$ 10 bi a mais que o nosso concorrente, mas ele vale R$ 34 bi a mais do que nós. Tem alguma coisa errada, e nós vamos corrigir,” disse o novo CEO, trajando uma camisa verde oliva de mangas compridas arreagaçadas.
As mudanças já começaram. Na quinta-feira, a nova gestão demitiu três vice presidentes da Via Varejo bem como diversos diretores que respondiam a eles. Uma fonte fala em 15 pessoas demitidas. Saíram da companhia o diretor comercial e de marketing, Jorge Faiçal; Paulo Naliato, o diretor de operações; e Izabel Branco, a diretora executiva de recursos humanos.
Fulcherberguer disse que a Via Varejo está com uma diretoria executiva nova, com executivos com forte background nas áreas de logística, lojas, comercial e operações. Por enquanto, há três novos vice-presidentes confirmados: Abel Ornelas, de operações; Orivaldo Padilha, o CFO, que já ocupara o mesmo cargo de 2009 a 2012; e Sergio Leme, que trabalhou 14 anos na Whirlpool (foi CEO no México), tem um bom elacionamento com a indústria e será responsável por logística e atendimento ao consumidor.
Entre os acionistas da Via Varejo, há grande expectativa sobre a contratação do executivo responsável pelo canal online. Uma fonte próxima a Klein disse que o nome vai “balançar o mercado.”
Fonte: Brazil Journal
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