86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Modernidade para superar a crise e encantar o consumidor

 

Por Ricardo Bomeny CEO BFFC
Com a melhoria no quadro econômico a no arrefecimento da epidemia de COVID (por enquanto), o setor de alimentação fora de casa começa a se preparar para uma retomada. Mas um bom tempo passou, as expectativas dos consumidores aumentaram, e é necessário voltar ao jogo com novas ideias e conceitos. O setor de franquias de alimentação, um dos carros chefe do setor de serviços no Brasil – por seu tamanho e volume de negócios – nunca pode ficar parado, principalmente quando o momento é de retomada das atividades e da confiança do consumidor.
Nós do Bob’s sabemos desta responsabilidade e por isso não ficamos parados. Nesta retomada vamos voltar com tudo, apresentando o conceito Bob’s Conecta, que trará uma reformulação total em todos os nossos pontos de venda. Mas não será perfumaria, e sim importantes mudanças estruturais, que vão envolver novos conceitos de loja (estática, quiosque e drive thru), serviços e tecnologia. Repensamos toda a experiência de nosso consumidor ao procurar nossas lojas, tornando este caminho mais marcante e agradável. Afinal, quem gosta, sempre volta.
Com a implantação do Bob’s Conecta, buscamos extrapolar os limites da loja física, gerando uma conexão entre os canais de vendas: além de tradicional balcão e drive thru, as compras poderão ser feitas por meio de apps e terminais de autoatendimento e serem retiradas em lockers, através de uma pista de drive exclusiva, por exemplo. Os pedidos para viagem e retirados por entregadores de aplicativos serão recolhidos em armários inteligentes, que reduzem o contato e fricção da compra entre os funcionários do ponto de venda e o cliente. Ao finalizar o pagamento, seja no autoatendimento ou apps, o consumidor receberá um código a ser digitado no equipamento que identifica o pedido e destrava o compartimento respectivo.
Este tipo de investimento não é por acaso. A multicanalidade já faz parte da rede, que foi pioneira em trazer o autoatendimento para o mercado de fast food brasileiro, em 2014. Mas sabemos que quem não prestar atenção nas novas necessidades de “sentir-se bem” do consumidor – que inclui a sensação de ser bem atendido e consumir bons produtos de forma rápida e segura em um ambiente agradável – vai perder o bonde desta nova parte da história do setor de alimentação fora de casa. Como costumamos dizer no Bob’s, “a barra subiu”.
Também estamos propondo o uso de novos materiais, novos conceitos arquitetônicos e uma pegada mais urbana e racional em nossas lojas, com a adoção de rooftops, paredes de vidro e uso de plantas. Tecnologia tem de vir acompanhada com mudanças funcionais e visuais. Mantemos um grupo de profissionais pesquisando e criando constantemente novos ambientes, outras formas de atrair um consumidor cada vez mais interessado em novas maneiras de sentir enquanto consome, replicando os hábitos que adquiriu nas experiências nas redes sociais e ambientes digitais.
O foco principal deste movimento, além da modernidade e do conforto que o consumidor exige, é a diminuição no investimento para sua implantação. O Bob’s Conecta foi desenhado pensando na agilidade e baixo custo. O novo layout de quiosques possibilitou redução de 30% nos investimentos relacionados à infraestrutura de um novo negócio, impactando em 15% de redução no montante total.
Tudo isso é o resultado de um trabalho constante de pesquisar, descobrir e traduzir os novos anseios de seus clientes. Se este processo era realizado em um intervalo de anos, agora tem de ser feito em meses. É a velocidade da informação e da mudança de hábitos de consumo nos mostrando que não podemos descansar, mesmo após períodos tão difíceis quanto o que estamos felizmente conseguindo superar neste momento.
Fonte: LinkedIn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário