86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Carrefour valoriza produtores regionais e investe em estações com carregadores elétricos

Hoje o Carrefour conta com cerca de 9 mil itens regionais de mil fornecedores em suas lojas.

Imagem: Divulgação

O Carrefour anunciou o fechamento de parcerias com as startups Local.e e Muda Meu Mundo para aproximar a rede de pequenos produtores regionais. A ideia é ampliar a oferta de mercadorias destes fornecedores nas lojas do Carrefour no Brasil, facilitando o acesso dos consumidores a alimentos frescos e saudáveis. O plano inclui adaptar processos internos para facilitar a entrada dos produtos de pequenos e médios produtores nas lojas.

Para atrair esse perfil de fornecedor, o Carrefour passou a oferecer prazo de pagamento diferenciado, facilidade no cadastro, isenção de taxas logísticas e simplificação do contrato. A rede também conta com uma incubadora de pequenos produtores. Como resultado desse conjunto de ações, hoje o Carrefour conta com cerca de 9 mil itens regionais de mil fornecedores em suas lojas.

Arnaud Dusaintpere, diretor comercial das células regionais do Carrefour, diz que o grupo tem tradição em apoiar produtores locais. “Entendemos que valorizar a produção dessas pessoas fortalece a economia e as famílias das diferentes regiões do país. Por isso, nos últimos anos ampliamos a participação desses produtos em nossos negócios, em um processo que se baseou também no uso da tecnologia. (…) Com isso, diversificamos ainda mais a variedade de produtos oferecidos aos nossos clientes e posicionamos o Carrefour como o maior ecossistema do varejo alimentar do Brasil a valorizar as regionalidades do país”, completa.

Os produtos comercializados por essa última startup contam ainda com um QR Code onde o consumidor pode obter todas as informações sobre o produtor, método de produção e imagens, criando um vínculo entre as duas pontas dessa cadeia de consumo – o produtor e o consumidor final. Ambas as empresas possuem uma plataforma online para a aproximação de varejistas com pequenos produtores, funcionando como uma grande vitrine de produtos.

Na parceria com o Carrefour, a startup Local.e vai trabalhar com foco em marcas locais de produtos alimentares industrializados. Por sua vez, a Muda Meu Mundo priorizará pequenos agricultores, que comercializam principalmente frutas, legumes e vegetais.

“Estamos animados com essa parceria, pois não é sempre que temos um varejista disposto a realmente rever os seus processos internos olhando para a realidade das marcas locais. Hoje nossa plataforma conta com mais de 7.500 produtos e 3.000 marcas locais. Com a nova parceria, podemos ampliar ainda mais as possibilidades de negócio dessas marcas locais”, diz Leila Okumura, co-fundadora da Local.e.

“Estamos falando de uma visão disruptiva de supply chain, utilizando uma tecnologia que engaja pequenos produtores para comercializar diretamente com o varejo ao mesmo tempo em que consegue gerar benefícios de impacto positivo social e ambiental, encurtando a cadeia de alimentação e exercitando na prática os melhores conceitos de governança ambiental, social e corporativa e inovação”, comenta Priscilla Veras, fundadora e CEO da Muda Meu Mundo.

Em suas lojas, o Carrefour promove a venda de produtos regionais em espaços de exposição com apresentação diferenciada, denominados “Da Nossa Terra”. Criado pontualmente em 2015, o projeto tornou-se uma ação contínua, destacando os produtos regionais na rede, com apoio de materiais visuais que buscam valorizar a história desses itens e mercadorias.

Carregadores elétricos

De olho no cumprimento dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Carrefour instalou estações com carregadores elétricos em cinco de suas lojas na capital paulista: Jardim Pamplona Shopping, Tatuapé, Brooklin, Butantã Shopping e Villa Lobos.

A instalação ficou a cargo da unidade imobiliária do grupo, denominada Carrefour Property. Além de refletir a preocupação com o meio ambiente, a ideia foi modernizar os espaços e atender as necessidades dos clientes.

“Estamos aliando a tecnologia, sustentabilidade e conectividade para os nossos espaços, movimento esse cada vez mais constante dentro do Carrefour Property. Nossa parceria com a Tupinambá busca exatamente atender as demandas dos nossos clientes e acompanhar essa tendência que está cada vez mais disseminada no mundo”, sintetiza Patricia Lima, gerente comercial do Carrefour Property.

Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, diz que, embora a demanda por carros elétricos ainda seja tímida no país, a adoção desse tipo mais sustentável de transporte deve crescer rapidamente.

“Para nós, estimular esforços de energia limpa com nossos clientes e parceiros está alinhado às nossas práticas de proporcionar soluções sustentáveis em todo nosso ecossistema e é um alinhamento de todo Grupo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.”

Em 2020 as vendas de carros elétricos e híbridos atingiram 1% do total no Brasil. Em abril de 2021 este número dobrou.

300 mil m² de ABL

O portfólio imobiliário do Carrefour Brasil conta com 310 imóveis próprios, que somam mais de 14 milhões de m². Os centros comerciais gerenciados pelo Carrefour Property contam com mais de 2.100 lojistas locados em 300 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). Ao todo são 140 galerias em 14 praças, além de três shoppings centers administrados diretamente, incluindo o Butantã e o Jardim Pamplona Shopping em São Paulo, e um em Brasília alugado.

Fonte: Mercado & Consumo


Nenhum comentário:

Postar um comentário