Por Julia Pestana
Antes visto como um diferencial, o serviço de delivery se tornou uma necessidade com a chegada da pandemia. Na esteira desse avanço, o GPA viu as suas vendas do e-commerce crescerem 32% no segundo semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior, e a operação online já representa 8,2% da venda total de alimentos. Em 2020, a companhia, detentora de bandeiras como Mercado Extra e Pão de Açúcar, bateu o recorde de R$ 1 bilhão em vendas online. Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Illan Israel, Diretor Geral do James Delivery, conta que o aplicativo próprio do grupo também colheu frutos no período: “Nesses últimos dois anos, o GMV (Volume Bruto de Mercadoria) do James cresceu 3 dígitos”.
Em 2019, o GPA adquiriu o James Delivery para fazer entregas exclusivas da companhia, mas com o acirramento do mercado de delivery e investimentos do setor, também passou a operar nas plataformas iFood, Rappi e Zé Delivery. Segundo Israel, no início, foi a plataforma que cumpriu o papel de propor ao cliente as jornadas de conveniência que o grupo ainda não oferecia. “Unimos a cultura ágil do James com o know how do GPA no varejo. O grupo possui muitos ativos, sortimento de qualidade e força comercial, mas com a união, a startup teve a oportunidade de alavancar a proposta de valor, e o GPA, de adquirir ativos digitais.” Atualmente, o James Delivery está presente em mais de 10 estados, atuando em todas as bandeiras da companhia, com exceção do Compre Bem.
As modalidades de entregas rápidas representaram 74% do total de vendas online, no segundo trimestre de 2021 e, em fevereiro deste ano, o James Delivery iniciou sua aposta na modalidade “Mercado Flash”, com entregas em até 20 minutos. “Estamos operando o modelo a partir de quase 30 lojas e temos mais de 30 pontos adicionais para avançar nas próximas semanas.” Além disso, o James e o GPA estão passando por um período de unificação dos serviços. “Temos um projeto em que o James irá assumir e apoiar a logística, não apenas do James, mas também do GPA em todas as frentes digitais.” De acordo com executivo, haverá uma unificação das plataformas de logísticas, com base de entregadores e frota maiores, acarretando uma sinergia econômica.
Fonte: GiroNews
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