Claudio Politi, da ABLSAN, reforça que pontos comerciais preparados ajudam no crescimento do negócio
Acompanhando o crescimento do varejo no País, o setor de franquias fechou o segundo trimestre do ano com um faturamento 16,8% maior em relação ao mesmo período em 2021. Segundo a última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a receita saltou de 41 bilhões para 48 bilhões de reais. Diante desse desempenho, a entidade ainda projeta um crescimento de 12% ao longo de 2022.
O crescimento do mercado estimula marcas e serviços a expandirem seus negócios e procurarem novos espaços para investimento. Claudio Politi, presidente do Conselho da ABLSAN e responsável pela comercialização das lojas do Shopping Nova Estação Mauá, empreendimento que inaugura na região do ABC paulista em 2024, ressalta a importância de analisar o local do novo comércio como um todo. “É fundamental que o empreendedor conheça o entorno do local e busque o melhor atendimento na hora da comercialização, sem burocracias ou dificuldades de iniciar, ou continuar, seu próprio negócio”, detalha.
Politi ressalta que uma das fases mais importantes da abertura - ou expansão - de um negócio, está na definição do ponto comercial. “O mercado de shopping centers oferece uma série de vantagens quando o assunto é localização, conforto e segurança, principalmente para quem está começando”, afirma.
Buscando essa visibilidade e confiança aos novos clientes, o Shopping Nova Estação Mauá, está sendo construído integrado ao Terminal Rodoviário principal da cidade e à Estação de Trem da Linha 10-Turquesa. Além de incentivar o comércio local com 400 espaços, o empreendimento tem a expectativa de receber, diariamente, mais de 200 mil pessoas, pela facilidade de acesso ao transporte público.
“Os shoppings tradicionais, geralmente, precisam ir atrás do seu público para que conheçam e frequentem o empreendimento. Nesse caso, o fluxo já está no shopping, vindo tanto de Mauá, quanto de outras regiões que passam pela estação”, completa Politi.
Ainda de acordo com a pesquisa da ABF, todos os 11 segmentos do setor de franquias apresentaram também um crescimento. Os destaques foram para hotelaria e turismo, com 25,4% de alta. Os números indicam o retorno das viagens diante das demandas represadas durante o período de pandemia.
O segmento de alimentação e food service vem logo em seguida, com receita de 22,3%. É válido também observar que o segmento de saúde, beleza e bem-estar, impulsionados pelo retorno dos eventos presenciais, registrou alta de 20,1%, além dos segmentos de casa e construção (17,4%) e moda (15,8%).
Pensando um pouco mais ‘fora da caixa’, o Sebrae já aposta em outros negócios que estão em alta no Brasil, principalmente, voltado ao nicho de alimentação saudável. O setor cresceu 98% nos últimos anos no País, ou seja, investir em opções sem glúten e vegetarianas, por exemplo, também é tendência do mercado.
“O empreendimento Shopping Nova Estação Mauá foi lançado há um mês e já conta com mais de 30% dos pontos negociados, fora os demais que já estão em tratativas”, finaliza Politi.
Fonte: suafranquia.com
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