Veja alguns exemplos de como a tecnologia impulsiona a transformação digital em segmentos tradicionais; de financiamento de automóveis a condomínios.
Segmentos tradicionais do mercado brasileiro sofreram uma grande transformação digital com a mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia. Se hoje é possível enxergar uma semelhança entre setores mais tradicionais e novos modelos de negócios é o uso da tecnologia.
Segundo informações divulgadas no recente estudo ‘Latin America Digital Transformation’, a pandemia acelerou a transformação digital em três anos na América Latina.
No Brasil, esse avanço tecnológico veio para aumentar a comodidade, segurança e agilidade nas relações dos consumidores com diversos serviços.
Por outro lado, pensando justamente em otimizar segmentos tradicionais, algumas empresas surgiram nesses setores com uma base tecnológica bem sedimentada e acabaram conquistando o consumidor. Esse modelo, fez com que setores tradicionais do mercado experimentassem uma transformação digital jamais pensada.
Confira abaixo cinco setores e marcas que apresentam o propósito de impulsionar seus diferentes mercados por meio da tecnologia:
Transformação digital e financiamento de automóveis
Dryve
A compra de um carro sempre foi um processo burocrático. Até pouco tempo atrás, era necessário se deslocar a uma concessionária a fim de encontrar de uma a duas instituições financeiras parceiras para a realização do financiamento. Em seguida, era preciso entrar em contato com o gerente do banco para entender as alternativas existentes e decidir se era possível financeiramente dar andamento ao processo.
Hoje contamos com startups que fazem a intermediação de todo esse passo a passo, enquanto o consumidor faz as tomadas de decisões com mais agilidade e assertividade em um formato 100% virtual.
A Dryve, por exemplo, é uma plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de 9.400 agentes autorizados em todo o território nacional presta suporte ao cliente nas etapas de análise, formalização e pagamento de financiamentos de automóveis.
O grande diferencial da marca é oferecer uma experiência multibanco na qual o consumidor tem acesso a mais de dez parcerias financeiras, o que aumenta em até três vezes as chances de aprovação.
Conveniência e transformação digital
Minha Quitandinha
Existem pessoas que fazem da ida ao supermercado um ritual semanal. Mas há outras que preferem não lidar com deslocamento, gasto de tempo na procura do produto e filas para o pagamento. Por esse motivo, o segmento de minimercado autônomo se manteve aquecido até mesmo depois da flexibilização do isolamento social ocasionado pela pandemia.
Nesta linha, a Minha Quitandinha, com base no conceito de ‘honest market’, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a necessidade de funcionários. Instalada dentro de complexos residenciais ou comerciais, a marca tem um portfólio com mais de 700 itens que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal.
Para o consumidor, todo o processo de compra é bem intuitivo via aplicativo: basta escanear o código de barras dos produtos que deseja adquirir com o smartphone e pagar diretamente pelo app, via cartão de crédito ou débito cadastrado. Ao todo, a rede conta com 115 franqueados com 125 lojas em funcionamento.
Take
A Take é a primeira startup a atuar com identificação por inteligência artificial (IA) na operação de smart vending cooler com foco no armazenamento de bebidas alcoólicas e sem álcool.
As geladeiras ficam disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana em complexos residenciais ou comerciais e não tem a necessidade de um intermediário para a finalização da compra.
Para adquirir um produto, basta realizar um pré-cadastro no aplicativo da marca e escanear o QR code que está na porta da cervejeira. Por sua vez, a Inteligência Artificial, presente na vending cooler, irá identificar o item retirado por meio de reconhecimento de imagem. Em seguida, a cobrança será feita de maneira automática no cartão cadastrado no app. Atualmente tem presença nacional com mais de 2.500 pontos de vendas.
Transformação digital e atendimento
Microcafeterias
Mais1 Café
A tendência em atendimento ágil casou bem com o ramo de cafeterias e o desejo do consumidor em beber um café de qualidade com maior agilidade e conveniência. Assim, a Mais1 Café, franquia especializada em cafés especiais, leva o conceito ‘to go’ aos seus clientes por meio de um atendimento ágil, produto de alta qualidade e apto para ser consumido em trânsito.
Com um modelo de autoatendimento digitalizado e personalizado, a partir do uso de telas touch screen no interior das lojas como ferramenta para conduzir os pedidos, a rede prioriza a agilidade de oferta do produto e valoriza a experiência do cliente. A franquia está presente em 17 estados e conta com mais de 200 unidades em funcionamento.
Mercado Pet
Doggi
Agendamento de serviços para cachorros por aplicativo, pode? Pode, sim senhor! A Doggi, por exemplo, entendeu que os pets também não gostam de ficar na fila. Pensando em minimizar esses transtornos e agilizar o atendimento aos peludos, os empresários Rodolfo Calvo e Thiago Calixto fundaram em 2021, na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, a Doggi, primeira startup de banho e tosa do Brasil com agendamento por aplicativo.
Após breve cadastro no app, é possível agendar banho, tosa ou vacina no pet shop mais próximo do usuário, que também consegue participar do Clube Doggi mediante uma assinatura que oferece 10% de desconto em todos os serviços disponíveis no app. A empresa passou a adotar o modelo de lojas parceiras para expansão, que hoje somam 32 nos municípios de Ribeirão Preto e Campinas (SP), além de Uberlândia (MG).
Fonte: Consumidor Moderno
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