Varejista de produtos para pets bate o próprio recorde em inaugurações - 47 em 12 meses.
No ano em que comemora duas décadas de vida, o Grupo Petz está prestes a inaugurar sua loja de número 200. A gigante do mercado pet chega à cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com uma loja de quase 842 m² e serviços de banho e tosa, farmácia, ponto de pick-up store, espaço de adoção e o Centro Veterinário Seres, rede de clínicas veterinárias do grupo. Com a unidade de Rio Grande, a Petz bate o seu próprio recorde em inaugurações, atingindo 47 novas lojas abertas nos últimos 12 meses.
“É emblemático inaugurar a loja 200 no Rio Grande do Sul, pois foi no mesmo Estado que atingimos a marca histórica de 100 lojas há três anos, e de lá para cá temos seguido um caminho retumbante nos nossos planos de expansão. É uma trajetória de sucesso construída com base em sólidos valores e uma cultura que se adapta e se reinventa”, afirma o CEO da Petz, Sergio Zimerman.
Para ele, a principal conquista nesses 20 anos foi ter construído um dos maiores cases de omnicanalidade do mundo. “Não há no mercado americano e europeu uma empresa com um porte parecido de vendas digitais, sendo praticamente 90% expedidos por lojas. Agora vamos entrar em uma nova fase: rumo a ser reconhecida mundialmente como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025. Um ecossistema completo, confiável e integrado de soluções, sempre com foco no bem-estar e saúde dos pets.”
Estratégia omnicanal
A estratégia omnicanal da Petz começou em 2014, quando a empresa adquiriu uma nova visão de marca e focou na expansão nacional. Em 2015, iniciou a construção do que é a Petz hoje, com investimentos na construção da plataforma omnichannel da companhia, ou seja, comunicar toda a estrutura da logística com as lojas e todos os canais, digitais ou físicos, em relação aos processos logísticos de distribuição.
Foi apenas em 2019, no entanto, que a empresa deu um verdadeiro salto no mundo digital. “Ter a melhor omnicanalidade do mundo foi um resultado construído gradativamente. Essa estratégia omnichannel, de fato, veio em 2019, conectando 100% de todas as lojas da Petz. A empresa conseguiu escalar o e-commerce até o presente momento, chegando ao patamar de um terço de participação nas vendas e da receita bruta da companhia”, conta Sergio Zimerman.
Com mais de 1 milhão de usuários ativos no aplicativo, a marca conseguiu atingir 89% de índice de omnicanalidade no segundo trimestre de 2022. Assim, a cada dez pedidos no canal digital, praticamente nove são expedidos de uma loja via pick-up ou ship from store. Dos pedidos realizadas pela modalidade ship from store, 92% são entregues em até um dia útil.
“Tivemos um olhar atento ao entorno, ao que ia além da parte comum da Petz. Demos mais atenção ao ‘Seres’, segmento de saúde veterinária da companhia, assim como os serviços de banho e tosa. Quando olhamos o momento da pandemia, também investimos mais forte no Programa de Adoção”, complementa o CEO.
Adote Petz e Seres
O Adote Petz se tornou um dos maiores programas de adoção do Brasil e já promoveu um lar para mais de 60 mil cães e gatos. “A nossa atuação começa na seleção e capacitação das ONGs e protetores que receberão assessoria profissional e recursos do Adote Petz, o que garante segurança em relação à procedência dos animais, e das melhores práticas em relação aos processos de adoção responsável”, conta Sergio.
O Seres possui 15 hospitais de alta complexidade em saúde animal, além de 137 Centros Veterinários Seres. No médio prazo, a estratégia da Petz é ter um hospital veterinário em cada capital. “Existe um movimento consciente de humanização dos pets, e naturalmente os cuidados de saúde e prevenção acompanham essa evolução. Somos os primeiros consolidadores de uma estratégia de hospital veterinário nacional e já estamos pensando nessa integração vertical. Estamos construindo isso tudo de uma forma silenciosa, mas ao mesmo tempo, bastante intensa”, afirma o CEO da companhia.
IPO e aquisições
Ao realizar sua oferta inicial de ações (IPO), em setembro de 2020, a Petz tornou-se a única empresa do setor no Brasil com capital aberto e iniciou uma nova fase de crescimento, com aquisições de companhias que ampliam os produtos e serviços oferecidos a seus clientes.
Em junho 2021, a Petz adquiriu o Cansei de Ser Gato (CDSG), uma das maiores plataformas digitais de conteúdo e produtos exclusivos para gatos. Na sequência, comprou a Zee.Dog – marca global que conecta cães aos humanos, comercializando seus produtos e acessórios exclusivos e inovadores em mais de 45 países. A transação incluiu ainda a Zee.now, serviço de entrega superexpressa de produtos pet. O Grupo Petz também adquiriu a Cão Cidadão, maior franquia de adestramento em domicílio da América Latina.
Ainda em 2021, a Petz precificou o follow-on e levantou R$ 779 milhões. A demanda para participar foi quatro vezes superior à oferta disponível. Em janeiro de 2022, o grupo celebrou um contrato para aquisição de 100% das ações da Petix, fabricante de tapetes higiênicos para animais domésticos.
“Quando a gente olha para o que adquirimos até agora, pegamos os melhores dentro do que comprados. Temos muito conforto dentro do que trouxemos, conseguimos assim completar as competências que buscamos. No segmento de serviços, ainda podemos ir às compras, mas no momento nenhum movimento inorgânico neste segmento esteja próximo. Estamos trabalhando internamente para lançar alguns serviços que ainda não estão no seu ecossistema, especialmente em saúde”, finaliza Sergio Zimerman.
Fonte: Mercado & Consumo
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