No próximo fim de semana acontece, em Chicago, a NRA Show, o principal evento mundial no segmento foodservice. Perto de 500 dirigentes, executivos e profissionais do Brasil participarão, e haverá inclusive uma apresentação sobre o momento e perspectivas do setor no País.
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De forma consistente, a entrega de mais valor para os consumidores finais tem vivido uma evolução clara à medida que os mercados se desenvolvem, consumidores amadurecem e, consequentemente, uma maior parcela dos dispêndios migra da compra apenas de produtos para a aquisição de produtos associados com serviços que geram soluções. E em nenhum outro setor esse processo é tão claro como no segmento de alimentos.
Os números são eloquentes.
Os dados atuais mostram que, do total dos gastos com alimentos no Brasil, 36% ocorrem pelo foodservice, alimentos preparados fora do lar para serem consumidos em qualquer lugar. Nas grandes cidades do Sudeste do País, esse número se aproxima dos 40%.
Neste primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor apresenta um crescimento de faturamento de 11% com uma evolução de 5% no tráfego nas lojas e 5% no ticket médio, segundo dados da pesquisa Crest apurados para o Instituto Foodservice Brasil (IFB).
Isso tem tudo tem a ver com mudança de hábitos, perfis de consumo e expectativas da demanda de mercado e, ao mesmo tempo, com a ampliação, a modernização e a profissionalização da oferta.
A recente pandemia acelerou esse processo ao oferecer mais e melhores alternativas para os consumidores que, em muitos casos, puderam conhecer opções que desconheciam existir. O delivery e as dark kitchens cresceram no período e estão num patamar que sinaliza o não retorno aos indicadores anteriores.
No mercado norte-americano, meca global do foodservice profissional, o percentual dos gastos com alimentos por meio desse modelo de negócio se aproxima dos 50% e tem variado ao longo do tempo devido a fatores pontuais, porém com tendência de estabilidade.
O que tem sido marcante por lá é a aceleração do desenvolvimento de alternativas cada vez mais elaboradas para atender demandas que envolvem mais conveniência, saudabilidade e experiências conjugadas com maior percepção de valor. E isso torna o mercado norte-americano o maior e melhor benchmark global. É isso que atrai e transforma o evento na melhor vitrine do que se faz de melhor no mundo.
No caso brasileiro, é marcante a evolução vivida e acelerada pelo setor nos últimos anos com um crescimento relevante da oferta de novas opções e alternativas, um monitoramento mais próximo e constante do comportamento de mercado e uma lógica muito própria de acompanhar seu desenvolvimento.
Um dos principais elementos diferenciadores do setor é pela atuação do IFB, entidade que reúne, de forma inédita, a cadeia de valor desse segmento, juntando os fornecedores de produtos, serviços, infraestrutura, logística e os principais operadores que atuam nessa área, permitindo uma visão integrada e compartilhada no conhecimento e monitoramento de mercado.
Mais de 80 empresas, como Unilever, Ambev, Nestlé, Heineken, JBS, Marfrig, McDonald’s, Burger King, Bob’s, Subway, Martin Brower, Cargill e outras mais acompanham o comportamento do setor e projetam seu desempenho futuro atuando para que o mesmo se torne mais profissional, formal, eficiente e sustentável, além de melhor empregador, incorporando e disseminando as melhores práticas a partir das experiências nacionais e internacionais.
Ao mesmo tempo que competem para oferecer as melhores soluções individualmente a seus clientes B2B e B2C, quando elas atuam em conjunto pensam de forma ambiciosa no crescimento setorial, para além do seu próprio desempenho individual. E isso é uma lógica que precisa e deve ser disseminada como formato estratégico de pensar e agir.
Vale refletir.
Nota: Nos próximos dias, a Mercado&Consumo estará acompanhando o que de melhor será apresentado na NRA Show junto com a delegação da Gouvêa Foodservice. Muitas dessas reflexões e soluções para desenvolvimento de negócios no setor de foodservice serão apresentadas e debatidas no Latam Retail Show, que terá como tema central “Back to the Future” e será realizado de 19 a 21 de setembro. Antes, em junho, o Connection Foodservice – Pós-NRA Show 2023 reunirá executivos em Itu, interior de São Paulo, para debater as principais tendências e os insights mostrados na NRA Show 2023.
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