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sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

6 insights para compreender o consumidor millennial

Os Millennials estão provocando uma verdadeira revolução ao estabelecerem seus próprios valores e prioridades, buscando marcas que os compreendam.
 
Os Millennials estão redefinindo as relações de consumo. Totalmente conectados digitalmente, estes consumidores privilegiam relacionamentos de longo prazo e experiências em vez de posse. Os consumidores Millennials estão provocando uma verdadeira revolução ao estabelecerem seus próprios valores e prioridades, buscando marcas que os compreendam.
Em meu primeiro artigo da série, “Millennials, O Futuro do Varejo Hoje”, procurei expor as características deste consumidor de forma mais abrangente. Agora, selecionei seis insights valiosos para trabalhar o relacionamento das marcas com os Millennials:
1. Para os Millennials, mobilidade é fundamental
A maioria dos Millennials usa seus smartphones para se conectar à Internet, tornando a tecnologia móvel o método mais popular para compras online. Eles usam dispositivos móveis para comparar e comprar. Eles são mais conectados digitalmente que qualquer outra geração e possuem ótimo poder de compra. Os varejistas, portanto, precisam ter uma estratégia mobile se quiserem vender e ser relevantes com esta geração.
2. Mídias Sociais são a principal fonte de informação dos Millennials
Millennials estão usando as mídias sociais como sua principal fonte para encontrar e ouvir sobre produtos, promoções e notícias que possam influenciar suas compras. Os varejistas precisam integrar as mídias com a sua estratégia de publicidade tradicional, ou até mesmo substituí-la por completo. Definitivamente os Millennials não são fãs da publicidade tradicional. Um anúncio convincente não iria aumentar a sua confiança em uma marca. Reforce sua presença na mídia social, privilegie a construção de relacionamentos autênticos e olhe para o marketing de conteúdo (menos promocional, mais educativo). E reforce-se: a comunicação precisa ser qualificada, unificada e confiável.
3. Millennials são sensíveis a preço
O preço é a maior influência sobre as decisões de compra dos Millennials acima de todos os outros fatores, incluindo qualidade, marca, loja e disponibilidade. Isso se deve ao simples fato de que eles têm a capacidade instantânea para comparar preços e economizar em quase tudo o que pretendem comprar. Para competir, os varejistas precisam oferecer preços competitivos ou mais valor do que os consumidores podem obter em sites ou outras lojas de varejo. Ofereça-lhes ofertas e descontos relevantes que influenciam o seu comportamento do comprador e você estará um passo à frente. As marcas favoritas dos Millennials são em sua maioria lojas de departamento e marcas esportivas acessíveis em vez de marcas de luxo.
4. Millennials esperam uma experiência de compra perfeita
Os Millennials são um desafio para os varejistas. Eles querem o mesmo tratamento e experiência em todos os canais e dispositivos, com os mesmos produtos, benefícios, preços e descontos. Esperam uma experiência de compra perfeita e se não obtiverem, pulam para o seu concorrente, que não somente poderá dar-lhes um bom negócio, mas uma experiência consistente e extraordinária. Logo, torna-se essencial conhecer as relações de consumo e a jornada de relacionamento destes consumidores com suas marcas.
Fatores como o serviço ao cliente surgem como diferenciais e superam, por exemplo, os programas de fidelidade quando se trata de ganhá-los; no entanto, se você conseguir combinar os dois, terá em mãos um arranjo vencedor. E não se esqueça de um fator que nunca sai de moda e também pode fazer a diferença: o atendimento.
5. Os Millennials querem se relacionar como e onde eles desejam
Não importa onde e como. O consumidor millennial é digital e interativo, e usa e abusa de diversos canais para se relacionar com as marcas. O conceito omnichannel já é uma realidade para eles. Seja por sms, chat, telefone, redes sociais, whatsapp, etc., o consumidor millennial exige uma resposta coerente e um atendimento consistente. O varejista precisa ter uma estratégia que atenda ao perfil do consumidor millennial de cada marca, de forma integrada, em todos os canais ofertados e para novas formas e canais de relacionamento que ainda estão por vir, porque tudo muda rapidamente. Interatividade, acessibilidade, agilidade e eficiência são atributos indispensáveis ao sucesso de uma estratégia sustentável e eficaz que premie um relacionamento duradouro com esta geração.
6. Millennials brasileiros têm muito a nos dizer
Salvo exceções de regiões específicas ou segmentos do mercado varejista pouco desenvolvidos, o varejo brasileiro se expandiu em consumo e evoluiu muito nos últimos anos em gestão, estrutura, ferramentas tecnológicas e de relacionamento. Parte destas conquistas deve-se as exigências do novo consumidor brasileiro. Mais consumidores com maior poder de compra, bem informados, com maior nível de ofertas e formas de relacionamento e consumo.
Os Millennials brasileiros não fogem a regra de outras partes do mundo. Exigentes, buscam melhores serviços e experiência de compra. Querem realizar suas compras quando, onde e como desejar. Os Millennials, com seus novos hábitos, dizem claramente aos varejistas brasileiros que seus negócios aumentaram em grau de complexidade e sentido de permanente inovação. As operações precisarão ser ao mesmo tempo mais robustas e flexíveis. E a tecnologia será fator fundamental para o relacionamento com os Millennials e ao sucesso do negócio.
Concluindo:
Os consumidores Millennials querem marcas que ofereçam um produto ou serviço de qualidade superior e uma experiência memorável. Querem um relacionamento autêntico, confiável e transparente. Pense em personalização, relevância e omnichannel. Faça-os se sentir bem, colaborativos e talvez receba recomendações e ganhos em consumo.
 
Fonte: O negócio do varejo

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