Estudo da NRF e KPMG revela que para os varejistas 2012 será o ano da interação e experiência.
No esforço de construir engajamento do consumidor e aumentar as vendas, os varejistas, em 2012, devem se aperfeiçoar em atributos valorizados pelo consumidor, como: serviços, praticidade do ecommerce e plataformas móveis. Tudo para que a experiência com a marca seja melhorada e haja maior interação. É o que revela um novo estudo realizado pela Fundação NRF (National Retail Federation) e a divisão de varejo da consultoria KPMG, que traçou previsões para 2012.
A pesquisa ouviu 247 executivos de varejo, de segmentos variados, sobre iniciativas e estratégias envolvendo merchandising, e-commerce, loja, cadeia de abastecimento e gestão de talentos.
“Os varejistas entram 2012 com o foco renovado em construir um novo sentido de fidelidade à marca”, explica Matthew Shay, presidente da NRF. “O consumidor é sempre a prioridade da empresa, mas a atenção à sua satisfação vai ganhar novos ares esse ano”, conta. “As empresas disseram que vão aumentar a visibilidade da marca e incrementar a atuação multicanal. O objetivo é prover experiências de compra únicas e personalizadas em cada canal de atuação”.
Segundo o estudo, 82% das empresas disseram que atendimento de qualidade é a principal prioridade para 2012. 85% executivos disseram que vão incrementar as vendas on-line. Uma das maneiras de fazer isso, segundo eles, será o uso de ferramentas de personalização, que combinam serviços de geolocalização e rastreamento de hábitos de compra. Na loja, os entrevistados disseram que pretendem inserir tecnologias de pagamento via dispositivo móvel para que o consumidor não precise se deslocar até o caixa e agilizar o pagamento.
“Comparado aos anos anteriores, os varejistas deixaram um pouco de lado o crescimento e dão ênfase em melhorar as estratégias de relacionamento com o consumidor”, declarou Mark Larson, responsável por varejo na KPMG. “A pesquisa mostrou que os varejistas vão aproveitar o vasto manancial de informação a respeito do consumidor, que a empresa já possui em suas mãos, para criar maior interação. Isso será crítico, especialmente num momento em que as compras virtuais crescem”.
Outros achados da pesquisa:
• 33% reportaram aumento de 5% nas vendas em loja, 63% registraram margens brutas de 40% em 2011;
A pesquisa ouviu 247 executivos de varejo, de segmentos variados, sobre iniciativas e estratégias envolvendo merchandising, e-commerce, loja, cadeia de abastecimento e gestão de talentos.
“Os varejistas entram 2012 com o foco renovado em construir um novo sentido de fidelidade à marca”, explica Matthew Shay, presidente da NRF. “O consumidor é sempre a prioridade da empresa, mas a atenção à sua satisfação vai ganhar novos ares esse ano”, conta. “As empresas disseram que vão aumentar a visibilidade da marca e incrementar a atuação multicanal. O objetivo é prover experiências de compra únicas e personalizadas em cada canal de atuação”.
Segundo o estudo, 82% das empresas disseram que atendimento de qualidade é a principal prioridade para 2012. 85% executivos disseram que vão incrementar as vendas on-line. Uma das maneiras de fazer isso, segundo eles, será o uso de ferramentas de personalização, que combinam serviços de geolocalização e rastreamento de hábitos de compra. Na loja, os entrevistados disseram que pretendem inserir tecnologias de pagamento via dispositivo móvel para que o consumidor não precise se deslocar até o caixa e agilizar o pagamento.
“Comparado aos anos anteriores, os varejistas deixaram um pouco de lado o crescimento e dão ênfase em melhorar as estratégias de relacionamento com o consumidor”, declarou Mark Larson, responsável por varejo na KPMG. “A pesquisa mostrou que os varejistas vão aproveitar o vasto manancial de informação a respeito do consumidor, que a empresa já possui em suas mãos, para criar maior interação. Isso será crítico, especialmente num momento em que as compras virtuais crescem”.
Outros achados da pesquisa:
• 33% reportaram aumento de 5% nas vendas em loja, 63% registraram margens brutas de 40% em 2011;
• Após anos cortando custos, este ano mais da metade das empresas (52%) disseram que planejam aumentar seus orçamentos para TI;
• Nove a cada dez (91%) respondentes disseram que irão focar sua gestão em desenvolvimento de lideranças e processos de sucessão. 52% vão aumentar investimentos com treinamento de colaboradores;
• Como o número de consumidores multicanal continua a crescer, muitos varejistas vão focar em otimização de preços - 35% vão solidificar sua imagem de preço baixo.
Fonte: Portal no Varejo
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