Os três pontos turísticos mais visitados em Berlim são por ordem o Portão de Brandenburger, grande símbolo da cidade, o prédio do Parlamento e a Kaufhaus des Westens, ou simplesmente KaDeWe. Mas, opa, trata-se de uma loja – e que loja. É a maior loja de departamento da Europa – são 60 mil metros quadrados –, no mesmo patamar de Harrods em Londres e Galeries Lafayette em Paris. “Os turistas adoram passear aqui, representam 40% das visitas”, conta a diretora de marketing Petra Fladenhofer.
O lendário 6º andar
Os andares anteriores, dedicados à moda, artigos para casa, a eletro e a utilidades em geral, são como um ensaio. O sexto andar é uma verdadeira aula de experiência de compra. Seus sete mil metros quadrados de área de vendas – é a maior delicatessen da Europa – soma um mix de 34 mil produtos diferentes; 500 funcionários e 150chefs e cozinheiros estão a postos todos os dias abastecendo as vitrines de cada ilha temática, são 30 no total.Algumas dessas ilhas, como as de peixes e carnes, possuem pequenos restaurantes geminados onde o cliente senta e degusta a especialidade feita na hora. Aliás, a seção de peixes frescos merece menção. Dependendo da estação, os tanques estão cheios de esturjão, bagre, carpa, truta, ou outros de nomes difíceis de traduzir. Há opções mais exóticas, como o peixe-papagaio, ouriço earanha-do-mar. No açougue, cortes diferenciados,e alternativas como angus argentino e cordeiro fresco da Nova Zelândia.
A cada semana, estaciona no porão um caminhão de 20 toneladas com suprimentos do mundo todo – cogumelos de Marrocos, feijões do Senegal,ostras de Bretanha, queijos da Normandia e aves raras de caça. Isso sem contar as seções de doces, pães (há uma padaria alemã e outra francesa), chás e cafés que reúnem uma variedade impressionante. “A ideia é que aqui o consumidor encontre tudo, literalmente”, assegura Petra. Noandar estão também importantes nomes da gastronomia mundial, como Paul Bocuse, Lenôtre e Leysieffer, que assinam estações gastronômicas.
Fonte: Revista Varejo
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