No total, foram entrevistados 529 empresários e empreendedores nos 47 principais municípios do Rio Grande do Sul
Em sua 14ª edição, o projeto Marcas de Quem Decide 2012, promovido pelo Jornal do Comércio, se consolida com uma pesquisa dinâmica em constante atualização para acompanhar os movimentos do mercado, conforme o diretor comercial do JC, Luiz Borges. Neste ano, novos setores foram incluídos a partir de diversas sugestões enviadas ao jornal. “Um novo setor é incluído quando desperta interesse público e tem vários players disputando os consumidores”, explica Borges.
O diretor cita o exemplo do novo setor Auditoria Empresarial, extremamente importante para as empresas, mas que era confundido nas respostas dos entrevistados com serviços mais simples de contabilidade. “Agora, pela primeira vez no Estado vamos apresentar uma pesquisa sobre Auditoria Empresarial, que envolve consultores e auditores”, acrescenta Borges.
Outra novidade é o Site de Notícias, que surge com a força das mídias digitais. Anteriormente, eram pesquisados Serviços de Internet, um título muito abrangente. As pessoas podiam indicar tanto um provedor quanto um buscador como o Google. “A intensão foi focar melhor até porque cada vez mais os veículos de informação usam a plataforma digital”, afirma Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, diretor da Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico, empresa parceira do JC que realiza a pesquisa do Marcas de Quem Decide.
Dentro da característica de manter a atualidade daquilo que é relevante, outro setor de grande competição que foi introduzido na pesquisa é o de Banda Larga. Rodrigues salienta que não são muitas as empresas neste setor porque é um serviço em que só atuam as operadoras de telefonia, mas a competição é muito intensa. Pela primeira vez, esses dados serão conhecidos no Rio Grande do Sul.
A pesquisa Marcas de Quem Decide não se limita a descobrir apenas a posição da marca na memória do consumidor, mostrando também o desempenho no momento da compra. Trata-se da única aferição simultânea de lembrança e escolha do Brasil, a partir de entrevistas com empresários, executivos e profissionais liberais, que indicam a ordem das cinco principais marcas de 100 setores de produtos, serviços e empresas e mais três categorias especiais: Grande Marca Gaúcha, Grande Marca Brasileira e Preservação do Meio Ambiente.
A Qualidata Informações Estratégicas entrevistou 529 empresários e empreendedores nos 47 principais municípios do Rio Grande do Sul, de 1 a 29 de dezembro de 2011. Essa é a maior amostragem já feita pelo Marcas. Rodrigues explica que pode parecer pouco, mas salienta que a pesquisa não representa a população gaúcha como um todo, mas de um universo que é estimado em 270 mil pessoas.
Os dados da pesquisa já foram encaminhados ao JC e a divulgação será feita em 1 de março, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em evento de premiação das empresas primeiras colocadas no estudo. O já tradicional caderno com os resultados completos da pesquisa, em 14ª edição, circulará no dia 26 de março. Mais informações estão disponíveis no hotsite www.marcasdequemdecide.com.br, que foi totalmente reformulado pela equipe de marketing do Jornal do Comércio para facilitar a navegação e oferecer todas as informações para o mercado. As empresas premiadas e suas agências de publicidade poderão baixar o manual do logotipo Marcas de Quem Decide e assim mostrar o posicionamento da sua marca no Estado.
Fonte: Jornal do Comércio - RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário