O movimento de consumidores nas lojas do País cresceu 0,7% em abril ante março, descontadas as influências sazonais deste início de segundo trimestre. Foi a segunda alta mensal consecutiva do Indicador de Atividade do Comércio, divulgado pela Serasa Experian. Na comparação com abril de 2011, o avanço do varejo foi de 6%. No acumulado do quadrimestre, o aumento foi de 6,4% em relação a igual período do ano passado.
Dos seis segmentos analisados pelo indicador, apenas o de veículos, motos e peças registrou queda em abril (-1,9%) em relação a março. Os economistas da Serasa Experian, em nota distribuída à imprensa, atribuem o cenário negativo do segmento de veículos ao aumento da inadimplência e ao maior rigor na concessão de crédito.
As lojas de material de construção reagiram e registraram avanço de 1,9% em abril, recuperando-se de duas quedas mensais sucessivas (-0,1% em março e -0,5% em fevereiro). O segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios teve alta de 1,3%, e o de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 1,2%. O movimento de consumidores subiu 0,4% no segmento de combustíveis e lubrificantes e ficou estável nos supermercados, hipermercados e demais lojas de alimentos e bebidas.
Os economistas da Serasa Experian estão otimistas em relação ao cenário do segundo trimestre, com reflexos positivos com "o recuo gradativo dos níveis de inadimplência do consumidor, os ganhos reais de renda das pessoas e o estímulo ao crescimento".
Fonte: DCI
Nenhum comentário:
Postar um comentário