86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Reação de confiança deverá chegar ao varejo

O termômetro econômico sinaliza que o mercado varejista irá sentir uma melhora mais efetiva no segundo semestre deste ano. O ritmo de recuperação da confiança no comércio atacadista pode chegar ao varejo nos próximos meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Comércio (Icom) recuou 4,3% no trimestre encerrado em abril, em relação ao mesmo período do ano passado.
No entanto, essa queda havia sido de 5,9% no trimestre encerrado em março. No trimestre terminado em fevereiro, o recuo havia sido ainda maior, de 9,1%.
"Como o atacado está no meio da cadeia, entre a produção e o varejo, pode ser que essa recuperação clara seja uma sinalização que antecipe a recuperação do varejo restrito e do ampliado", avaliou o economista Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV. Por outro lado, de acordo com ele, não há série histórica que comprove esse fato".
O setor atacadista responde por um terço (33,8%) da formação da taxa do Icom, que saiu de uma queda de 4,3% no trimestre encerrado em março para um recuo de 4,4% no trimestre terminado em abril. "Havia uma expectativa de que a economia se recuperasse mais rapidamente."
Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário