De acordo com o IBOPE Inteligência, a classe B será a maior compradora
Durante este ano, o brasileiro deve gastar R$ 36,57 bilhões em calçados, e a região Sudeste deverá ser a principal responsável por este faturamento.
Considerada uma das atividades mais dinâmicas da economia brasileira, a indústria de calçados produz atualmente mais de 800 milhões de pares por ano no País e, de 26 a 29 de junho, durante a Francal, em São Paulo, serão mostradas inclusive as tendências para o setor.
Diante desse cenário é possível presumir que os gastos com calçados neste ano serão 15,29% maior do que em 2011, quando as projeções mostravam que o consumo de calçados iria movimentar R$ 31,72 bilhões.
Ainda de acordo com o estudo, a classe B - com 24,45% dos domicílios do País - terá o maior potencial de consumo, R$ 15,68 bilhões. Em seguida vem a classe C, responsável por 52,38% dos domicílios em área urbana, com R$ 14,63 bilhões.
Ao analisar os gastos por região, o Pyxis Consumo
(ferramenta de potencial de mercado do IBOPE) revela que o Sudeste é a área com maior potencial: 50,40%, e que os gastos totais nessa região serão de R$ 18,43 bilhões, enquanto o consumo per capita anual por habitante será de R$ 244,06. Na sequência aparece o Nordeste, com 17,60%, cujo gasto total será de R$ 6,43 bilhões e o per capita anual de R$ 163,56.
A região Sul segue em terceiro lugar, com 17,50% do potencial de consumo ou R$ 6,40 bilhões, e o consumo per capita anual será o mais alto do País: R$ 272,60. Depois disso, aparecem as regiões Centro-Oeste e Norte, com potencial de R$ 3,12 bilhões e R$ 2,19 bilhões, respectivamente.
O cruzamento dos dados por região e classe social mostra que o Sudeste concentra o maior poder aquisitivo em todas as classes sociais. Já no Nordeste, a classe C é a que tem maior potencial de consuno (R$ 3,05 bilhões), enquanto o menor poder de consumo da classe DE se concentra no Centro-Oeste.
O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto aos varejistas do ramo.
Sobre o Pyxis Consumo
O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por grupo de produtos de todos os municípios brasileiros, e permite ao usuário identificar diferenças entre 21 setores disponibilizados, quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e 50 grupos de produtos.
Fonte: Portal no Varejo
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