86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fórum de Varejo debate o que mudou no comportamento do consumidor

A consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza realizará a 15ª edição do Fórum de Varejo da América Latina, nos dias 16 e 17 de agosto, na Fecomercio, em São Paulo. O encontro reúne anualmente os principais nomes do varejo para discutir as tendências de consumo.

Durante o Fórum, será apresentado o estudo “Classes em movimento: o consumidor mais por menos redefine o varejo”, que falará sobre os consumidores que migraram da classe D para a C e da classe C para a B2. “É o consumidor que emerge, mas traz consigo o preço como um importante atributo na decisão de compra”, explica Luiz Goes, sócio sênior da GS&MD.

O objetivo é compreender as mudanças comportamentais e de estilo de vida das famílias em função de suas condições socioeconômicas e seus impactos no mundo dos negócios. Em que lojas ele vai, quais produtos passou a comprar, o que mudou em seu processo de compra, o que espera das lojas, marcas, produtos e serviços, etc.

Participarão do evento o CEO do Pão de Açucar, Enéas Pestana; a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano e outros executivos de empresas como Corinthians, Lojas Pompeia, Eduardo Oltramari do Shopping Total, Publicis, Rede Globo, Johnson & Johnson, Beleza Natural, Porto Seguro, Lojas Marisa, Ikesaki, Walmart, Telhanorte, Philips Consumer Lifestyle, Itaú Unibanco, entre outros.

O evento terá também a presença de nomes internacionais. Um deles será Jorge Quiroga, CEO da JQ Consulting, membro do Ebeltoft Group, que abordará a realidade do mercado e consumo do varejo no México.

Programação
No primeiro painel “O consumidor no epicentro de tudo”, serão analisados os novos padrões de consumo dos brasileiros da nova classe média, seu comportamento de compra nos diferentes canais e pontos de venda, e a eficácia da comunicação para esse público.

Já durante o painel “Repensando produtos e serviços na nova realidade” especialistas apresentarão o que vem sendo realizado para ampliar e adaptar a oferta de produtos e serviços às novas demandas e padrões dos consumidores.

Um case de sucesso será apresentado por Guilherme Paulus, Sócio Fundador da CVC, que democratizou o acesso às viagens para brasileiros de todas as classes sociais e responde por mais da metade de serviços turísticos comercializados no Brasil. Outra presença que merece destaque será o apresentador da SBT Carlos Massa, o Ratinho, que falará sobre sua trajetória e a comunicação utilizada para atuar com segmentos emergentes.

No segundo dia do evento, o painel “As transformações dos formatos e canais no novo cenário” debaterá os novos formatos e canais desenvolvidos para encantar esse novo consumidor com mais poder de compra, informação e capacidade de escolha.

Para encerrar, o painel “O momento para desenvolver e incorporar novos negócios no varejo” terá como foco avaliar como empresas de varejo, indústria e serviços inovam em modelos de negócio que as aproximam do consumidor emergente.

Outro destaque será a realização da FICSEL, Feira Internacional de Conceitos em Serviços e Equipamentos para Lojas, que acontecerá simultaneamente ao Fórum.

Informações e inscrições: www.forumdevarejo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário