Os maiores executivos da propaganda e marketing do mundo estão
repensando totalmente as bases do seu trabalho. Os relacionamentos digitais
estão mudando a forma das empresas fazerem marketing.
Falando para uma audiência de líderes de negócios seniores no
The IoD’s Annual Convention que aconteceu em Londres, Kevin Roberts, CEO da
Saatchi & Saatchi Worldwide, clamou que no mundo louco de hoje a estratégia está morta, as grandes
idéias estão mortas, a administração está morta e o marketing, como nós
conhecemos, também está morto.
Durante sua apresentação, Roberts falou: “Eu sou um otimista
radical, eu não compro esse papo todo sobre recessão. Eu não penso que nós
estamos em um ambiente recessivo mas que temos muitos líderes recessivos.
Para ganhar o mercado hoje nós todos precisamos acelerar as
mudanças.”
“Nós não apenas vivemos num mundo volátil, incerto, ambíguo e
complexo, vivemos num mundo SUPER volátil, incerto, ambíguo e
complexo. Nós vivemos num mundo vibrante onde nossos filhos estão
conectados com os outros e com marcas por todo mundo sem dinheiro envolvido. Pra
nós, isso é um mundo que ficou maluco.”
“A estratégia está morta. Quem pode saber o que
vai acontecer com este mundo? Quanto mais tempo e dinheiro você gasta testando
estratégias, mais tempo e dinheiro você está dando para seus rivais para que
eles comecem a comer seu almoço.”
“A administração está morta. Para ter sucesso
hoje, você precisa de uma cultura e de um ambiente onde o poder da criatividade
floresça. As ideias são hoje a moeda corrente e não mais as
estratégias. Martin Luther King não disse: “Eu tive uma visão”, disse?
Ele teve um sonho. Você tem que
ter certeza que tem sonhos bons e, a sua marca, também precisa de um
sonho.”
Ele então prosseguiu mostrando como os líderes de sucesso
precisam fomentar a criatividade no futuro, dizendo: “Líderes precisam se tornar
líderes criativos. Nós
precisamos mudar a linguagem dos negócios. Quem quer ser um Chief
Executive Officer – CEO? Soa como se você trabalhasse para o governo e quem
quer isso? Ser um Chief “Excitement” Officer seria muito melhor, você
não acha? O papel de um bom CEO é fazer com que as pessoas comprem seus sonhos e
os sonhos de sua empresa.
Roberts também disse que a era das “grandes idéias”
acabou.
“A grande idéia está morta. Não há mais grandes
idéias. Líderes criativos devem procurar por muitas e muitas pequenas idéias por
aí. Pare de se bater procurando por uma grande idéia. Tenha muitas idéias e
então, deixe as pessoas interagirem e alimentarem essas idéias e fazê-las
crescer”.
“Líderes precisam se tornar pensadores
emocionais. A diferença entre o pensamento racional e o emocional é que
o pensamento racional te leva a conclusões e a reuniões e mais
reuniões. O pensamento emocional leva você a ação.
“Há três segredos para o pensamento emocional –
mistério, sensibilidade e intimidade. É sobre o contar estórias. As
marcas precisam contar estórias em seus websites e em sua embalagem e por aí
vai. Tenha certeza que sua marca e empresa tem um cheiro, tem um som, e possui
um toque e uma intimidade com as pessoas. Pense em como construir
empatia. São as pequenas coisas que contam e como os consumidores
se sentem com relação a sua marca que faz a diferença hoje.
“O Marketing está morto. O papel do marketing
mudou. Não há nada novo mais. Se os marketeiros estão ouvindo algo que está
acontecendo, bom isso já é passado no mundo de hoje. Quanto mais você se
aprofunda em uma empresa mais você fica estúpido e distante das coisas novas.
Velocidade é tudo hoje. O trabalho do marketing é criar
movimento e inspirar as pessoas a se juntar a você.”
“Todos querem uma conversação. Eles querem
inspiração. Inspire as pessoas com seu website. Não interrompa, mas
interaja. Perguntar sobre o ROI hoje é uma pergunta errada. Você
deveria se perguntar sobre Retorno sobre o Envolvimento.”
Aqui na YOW, acreditamos que envolvimento
significa muito para o Inbound
Marketing e se Roberts quisesse um conselho ele seria:
“Robert, se o Marketing e a Propaganda Tradicionais estão mortas, o Inbound
Marketing e Social Media Marketing acabaram de nascer”.
Fonte: Desconhecida
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