A escolha do ponto comercial é um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma nova franquia. Em geral, o franqueado conta com o apoio do franqueador para decidir onde o novo negócio vai ser instalado – existem diretrizes e estudos de quais são as melhores opções para cada caso.
O tema é tão importante que já existem consultorias especializadas em ajudar tanto franqueador quanto franqueado na escolha. É o caso da US Franchising – especializada em expansão e formatação de redes de franquia – que mantém escritórios regionais para detectar oportunidades em diversas cidades brasileiras. “A escolha do ponto comercial envolve cálculos diversos, posicionamento da marca, o público-alvo e a expectativa de vendas. Esta análise indica se o ponto é adequado ou não para determinada operação”, explica o consultor Eládio Toledo. Entretanto, algumas vezes, a aposta em locais diferentes dos que já são tradicionais àquela rede para instalar uma franquia dá certo. Algumas lojas das marcas Restaura Jeans e Lig-Lig, por exemplo, tiveram sucesso na escolha. Restaura Jeans A marca oferece um mix de serviços para cuidar de toda a roupa, do tingimento à renovação e customização de peças, inclusive em couro – costuma instalar suas franquias em ruas comerciais. Mas Junior Simão Santos ousou e abriu uma loja no subsolo do Shopping Vitória, que fica em um bairro nobre da capital capixaba. “Foi o shopping que me procurou e fez a oferta. Então, a negociação foi boa e incluiu isenção de taxas, o que possibilitou fecharmos negócio. As pessoas trazem as roupas sem precisar circular pelo shopping com suas sacolas, já que passam pela loja quando saem do estacionamento para acessar o shopping”, afirma o franqueado. Como não paga os valores tradicionais de shopping e tem público de poder aquisitivo elevado, o faturamento do franqueado equilibra a relação investimento X retorno. “É preciso equalizar os fatores que podem interferir na margem de lucro da loja para instalá-la num ponto diferente do comum à rede. Esse estudo é necessário de ser realizado antes da instalação”, orienta Eládio Toledo, da US Franchising. Lig-Lig A rede oferece o melhor da culinária chinesa, adaptada ao paladar brasileiro – são tradicionalmente colocadas em ruas movimentadas, para atender delivery e no próprio salão. Mas os sócios Marcelo Gonçalves de Oliveira e Patrício Rodrigo Tapia Quispe instalaram uma Lig-Lig dentro de uma galeria comercial, chamada localmente de mini-shopping, no Campo Limpo, bairro da capital paulista. “Como havia carência de delivery no bairro, o movimento está maior do que esperávamos”, diz Oliveira. Segundo o franqueado, como o valor do ponto é o mesmo de uma loja de rua – aumentando apenas o custo do condomínio – o negócio é compensador. Para eles, o negócio tende a prosperar. “As pessoas podem comer no local, levar a refeição para casa ou mesmo pedir para entregarmos. Nosso ponto é cercado por prédios residenciais e já conhecemos bem o bairro. Sabemos que dá certo, mesmo sendo a única da rede com uma proposta de ponto diferente”, finaliza.
Fonte: Varejista
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quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Franquias instaladas em pontos diferentes do convencional têm bom desempenho
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