86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sonae inaugura nova fase com shoppings ecológicos

 

Com 11 shopping centers em operação no País, a Sonae Sierra Brasil, empresa controlada pelas acionistas Sonae Sierra, de Portugal, e DDR, dos Estados Unidos, investe agora em dois novos projetos, ambos focados no compromisso com a sustentabilidade, nas cidades de Londrina (PR) e Goiânia (GO). Os empreendimentos incluem selos de gestão ambiental, garantidos por ações como reutilização de água, consumo reduzido de energia e utilização de luz natural. Tais iniciativas implicam um custo maior na implantação dos shoppings, mas a empresa espera, a médio e longo prazo, um retorno financeiro muito positivo com a redução de custos que será proporcionada com a tecnologia adotada.

A companhia inaugurou este ano o Uberlândia Shopping, onde investiu mais de R$ 200 milhões para entregar um espaço comprometido com questões ecológicas. Entre as metas da Sonae Sierra está a obtenção, até 2020, de uma taxa de reciclagem mínima de 55%, redução da proporção de resíduos enviados para aterro a um limite máximo de 30% e ter pelo menos 10% do total de água consumida vinda de reutilização ou recolhimento de água de chuva.

Para Mário Oliveira, diretor de Desenvolvimento da companhia, a estratégia do compromisso com o meio ambiente pode trazer destaque para a empresa. "Nós temos uma preocupação muito grande, por exemplo, com a questão de reutilização e reciclagem. E essa preocupação ocorre desde a obra. Muitas vezes, dentro da própria construção, também aplicamos materiais reciclados, que não são escolhidos apenas por serem reciclados, mas levando em conta a parte arquitetônica também", explica ele.

"Nossos projetos são certificados no nível de construção, segurança e meio ambiente. Isso é uma novidade no mercado. O primeiro projeto assim da América foi o de Uberlândia, inaugurado no início desse ano, e agora temos também esse objetivo para Londrina e Goiânia", conta Oliveira.

Projetos
A Sonae Sierra prevê inaugurar no primeiro trimestre do próximo ano o Boulevard Londrina Shopping, na região central da cidade paranaense. O empreendimento fará parte do Complexo Marco Zero, que contará ainda com uma unidade da rede Leroy Merlin, ibis Hotel e Teatro Municipal, além de onze torres comerciais e residenciais. São 47,8 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) com 237 operações. O projeto arquitetônico privilegia a luz solar e conta com um terraço onde os visitantes poderão ter uma vista externa.

Já em Goiânia, a companhia pretende inaugurar, no segundo semestre de 2013, o Passeio das Águas Shopping, com 78 mil metros quadrados de ABL e 277 operações. O projeto tem como destaque uma área de paisagismo, com lagos e iluminação natural indireta.

"Fizemos uma série de estudos e de pesquisas para chegar até essas cidades em que estamos implantando nossos shoppings. Elas são grandes polos de crescimento", comenta Mário Oliveira.

A Sonae Sierra Brasil apresentou no segundo semestre deste ano uma receita líquida de R$ 65,3 milhões, o que representa um aumento de 22,7% em relação ao mesmo período do ano passado. "Nosso público-alvo é a classe B, dependendo um pouco da região do projeto em si, e temos uma política de crescimento bastante agressiva", diz.

As vendas totais nos shoppings da empresa registraram incremento de 18,9% no segundo trimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as vendas em "mesmas lojas", ou lojas comparáveis, cresceram 9,2%.

Fonte: DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário