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quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nova tendência: pequenas empresas buscam combinar lucro com impacto social

 

As empresas iniciantes da área de internet – conhecidas no mercado como startups – estão abraçando projetos cada vez mais parecidos com as propostas geralmente associadas a organizações não governamentais. São empreendedores que trabalham para pôr em prática negócios que pretendem criar impacto social e, ao mesmo tempo, gerar receita e atrair dinheiro de potenciais investidores.

O engenheiro de produção Diogo Tolezano é um dos que já embarcaram nessa tendência. Ele administra, com três sócios, uma empresa especializada na venda de alimentos orgânicos na cidade de São Paulo, a Sementes da Paz. O negócio surgiu do interesse dos empresários em difundir o que definem como comércio justo, que busca garantir remuneração adequada a todos os envolvidos no processo de produção, distribuição e venda de um produto.
“A empresa surgiu de um sonho ambicioso, o de mudar a forma de consumo no mundo. A opção pelos alimentos orgânicos se deu pelo fato de que os princípios deste mercado, da produção à distribuição, são semelhantes aos nossos”, diz Tolezano.

Todas as encomendas da Sementes da Paz seguem para os clientes com o porcentual do lucro já distribuído aos produtores, distribuidores e responsáveis pela entrega – essa cadeia fica com cerca de 16% da margem líquida. “Priorizamos relações de longo prazo. Buscamos produtores pequenos e próximos de São Paulo, que desenvolvem suas escalas com o nosso próprio crescimento”, afirma.

Fonte: O Estado de S. Paulo

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