86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Administradora de shoppings lança projeto de experiência digital

A Sonae Sierra Brasil cuida de doze shoppings no Brasil e investiu R$ 2 milhões em consultoria e tecnologia para plataformas e terminais de interatividade

Você se lembra dos tamagotchis, aqueles aparelhos de ‘bichinhos virtuais’ que foram febre na década de 90?  Pois é, seu filho pode reviver essa experiência no Boulevard Londrina Shopping, no Paraná. Lá a empresa instalou o primeiro aquário virtual do Brasil, onde um peixinho pode ser adotado por qualquer criança. Uma conta é associada ao peixinho virtual e a criança pode ir ao shopping de tempos em tempos para alimentá-lo e acompanhar seu desenvolvimento. O animalzinho cibernético pode mudar de cor, ganhar uma barbatana nova, etc. De acordo com a gerente corporativa da Sonae Sierra Brasil, Laureane Cavalcanti, esta é só uma das ações do projeto SSB Digital Experience, que custou à empresa cerca de R$ 2 milhões.
 
Laureane conta que esse montante foi investido em consultoria, tecnologia para plataformas e terminais de interatividade. Intuito é conectar os consumidores com os centros de compras por meio de inovação tecnológica, serviços digitais e sociais, interatividade e experiências digitais dentro das unidades. A Sonae Sierra Brasil administra doze shoppings no País.

A série de ações abrange também a criação de um aplicativo para troca de cupons fiscais na promoção de Natal do Shopping Plaza Sul na capital paulista, que ajudará a evitar as filas comuns do período. No ano que vem esse sistema de troca através de um aplicativo no smartphone será utilizado em todos os empreendimentos da Sonae Sierra Brasil.
 
Segundo a gerente, a experiência com o bichinho virtual reverte as visitas em experiência de compra em 65% dos casos. “É perceptível que o comportamento de fidelização é correspondido. A maioria dos pais das crianças donas dos peixinhos virtuais comprava alguma coisa em cada visita”, comenta. O SSB Digital Experience é resultado de consultoria do C.E.S.A.R., com participação do seu cientista chefe Silvio Meira, e o seu planejamento e execução fica a cargo do próprio C.E.S.A.R e da SODET.

Impacto do e-commerce
Para Laureane, nunca se soube ao certo qual seria o impacto desse tipo de comércio nos shopping centers. “A consultoria nos trouxe respostas e uma série de ações tanto no ambiente online quanto no ambiente físico. Traçamos um plano de previsão de quais mudanças ocorrerão nos próximos dez anos”, diz.


A gerente acredita que os lojistas varejistas veem o online hoje mais como um canal de distribuição. E que a experiência de contato ‘faz toda a diferença’ para a conquista do consumidor. “O cliente do online entra na web mais direcionado, já vai decidido do que comprar. Já o ambiente físico abre um precedente de uma gama maior de produtos, que pode ser apresentado e oferecido”, fala. Outra tendência é de existir lojas show room, que ofertariam um cardápio dos itens à disposição do cliente.

Os shoppings receberão todas as inovações até o final do ano que vem. Em sete unidades, por exemplo, foram instalados terminais interativos. “É um ipad gigante que utiliza a experiência do touch para oferecer o mapa do shopping, além de informações dos cinemas, possibilidades de compra e muito mais”, explica. A Sonae Sierra Brasila dministra shoppings em Manaus, Uberlândia (MG), Londrina (PR), Goiânia, São Bernardo, Campinas, Santa Bárbara e Franca no Estado de São Paulo, além de quatro na capital paulista.
 


Gerente corporativa da Sonae, Laureane Cavalcanti
 
Fonte: Portal no Varejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário