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segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Arquitetura comercial: uma aliada da marca

O investimento na comunicação visual de um negócio é tão importante para seu sucesso quanto a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e a capacitação do quadro funcional
Qualificar as aparências vai além da criação e aplicação do logotipo, englobando, inclusive, o uso do espaço físico ocupado pelo empreendimento. Aplicar os conceitos da marca ao ambiente agrega valor ao negócio e aumenta a identificação por parte do cliente – motivo pelo qual tal preocupação vem sendo adotada cada vez mais pelo setor varejista.
Para atender esse nicho crescente, a aposta está na arquitetura comercial, que aplica os padrões visuais da marca em ambientes internos e externos. Assim, estabelecimentos passam a ser reconhecidos não apenas por seus produtos, como por uma experiência única, criando uma identificação mais ampla junto ao público. Muito usado em redes e franquias, o sistema viabiliza a padronização do espaço físico em locais de diferentes tamanhos, estilos e regiões. “Assim, um negócio pode ter a mesma cara em diversas situações”, explica Arlene Lubianca, da Planobase Lubianca. O escritório, sediado em Porto Alegre, atende companhias de setores como vestuário, alimentação e móveis, que adaptam unidades espalhadas por todo o estado a fim de uniformizar as aparências. “Claro que aproveitamos o que cada local tem de melhor, destacando detalhes da arquitetura ou pontos fortes do espaço. Todos os projetos são implementados de forma individual.”
Entre os clientes do escritório está a Bobstore, rede de vestuário especializada no público feminino, que mantém um padrão arquitetônico civil e de interiores como aliado na identificação da marca por parte das clientes, que sabem que em todas as unidades encontrarão um ambiente refinado e acolhedor. Responsável pela aplicação do manual de loja nos empreendimentos dos shoppings Iguatemi e Moinhos de Vento, o escritório manteve o uso da linguagem clássica da rede, com fachadas revestidas com textura limestone e toldo em listras pretas e brancas. O interior das lojas ressalta os produtos pela proposta limpa com iluminação focada, possuindo espaçosos provadores e um pequeno lounge acolhedor que propicia ainda mais conforto aos visitantes.
Já a Subway, rede de franquias de sanduíches que possui mais de 700 pontos no Brasil, depende da padronização para manter uma unidade e por isso aderiu ao sistema. Sua mais nova unidade gaúcha, inaugurada em março na capital, teve as determinações do manual de franquia aplicadas de forma moderna e deve virar referência entre os pontos da marca. “Esta unidade foi projetada para ser um cartão de visitas da rede”, comenta Ivar Licks, proprietário. Instalada no bairro Bom Fim, um dos mais tradicionais de Porto Alegre, a loja explora bem sua localização por meio de uma área de mesas maior que a habitual e um deck com mesas na frente para clientes que visitam o parque inclusive com estacionamento para seus pets.
Fonte: Portal no Varejo

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