86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

SIM Varejo discute visual merchandising e execução

Com o tema “Execução é a única estratégia que o shopper enxerga”, aconteceu na última segunda-feira, 18, o Seminário Internacional de Marketing no Varejo (SIM Varejo) do Popai Brasil
Além de palestras, o evento contou com a exposição de materiais de comunicação e PDV que concorrem ao Prêmio POPAI Brasil por serem mais originais ou eficazes, impulsionando vendas. Os prêmios foram entregues na terça-feira, 19. As palestras abordaram a importância do visual merchandising no ponto de venda para o envolvimento do cliente e como a estratégia impulsiona as vendas. Diversos casos de sucesso forma apresentados. O designer de consumo Maurício Queiroz abordou a chegada de marcas internacionais ao Brasil, como a marca francesa de panelas Le Creuset, a marca de eletrodomésticos e utensílios domésticos KichtenAid e a joalheria dinamarquesa Pandora. Destacou que em alguns casos, houve a necessidade de adequação delas ao mercado nacional e a padrões culturais locais, como a Pandora que além do balcão de atendimento usual na Europa, passou a oferecer ambiente para o cliente sentar e se acomodar antes de realizar a compra.

Por sua vez, o arquiteto Gustavo Menegazzo, contou como foi elaborada a loja conceito da marca de óculos Chili Beans, na Oscar Freire, assim como a pop up store da marca no Rock in Rio. Em ambos os casos, os conceitos e a personalidade da marca foram amplamente utilizados na arquitetura da loja. O mesmo serviu para a elaboração do ponto de venda da marca de roupas íntimas Thaís Gusmão e para a marca de camisetas A Mulher do Padre (AMP).

Leonardo Koboldt, diretor executivo da GAD Design, contou como a consultoria fortaleceu a identidade da Panvel, rede de farmácias com do Sul do País, e como a tonou mais atrativa para os clientes. O objetivo era criar uma experiência de saúde dentro de uma farmácia. Koboldt contou que além das fachadas das lojas, a GAD Design precisou buscar nos conceitos da marca a base para ampliar a comunicação com o cliente dentro da loja, assim como sinalizações internas e externas nos pontos de venda.

A forma com que a Ipiranga, distribuidora de combustíveis, tem atuado no ponto de venda de terceiros – fora do posto de combustível – foi apresentado por Thiago Freire Macedo, assessor de varejo de lubrificantes da empresa. Ele destacou que além da Ipiranga oferecer uma fachada de maior impacto para a empresa – em geral oficinas de carros da classe A à D – têm investido bastante em materiais de comunicação no PDV, assim como tem oferecido ao cliente final as mesmas vantagens e promoções que são oferecidas nas compras dentro do posto de combustível.

E para que tudo isso funcione, para que se obtenha excelência na execução das mudanças, Jorge Ortiz, diretor de pricing/ assortment do Makro, explicou que é essencial que a empresa tenha liderança dos processos. Ele contou que o atacadista precisou conhecer melhor a maneira que era visto pelos clientes, assim como conhecer melhor as demandas deles para conseguir se colocar no mercado no espaço que objetivava alcançar. Segundo Ortiz, após implantadas mudanças na política de preços – uma das características almejadas pelo consumidor –, pesquisas internas da empresa apresentaram maior satisfação dos clientes com a empresa este ano (73%) em relação ao ano passado (67%).

Ao fim do evento, um painel de arquitetura e visual merchandising reuniu Vera Ribeiro, diretora ALU, empresa que oferece consultoria e estrutura para realização de loja para varejo, Julio Takano, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para Varejo (Abiesv) e da KT arquitetura, e José Henrique, Vice-presidente do Popai Brasil e diretor da Zeh Arquitetura. Enquanto Vera apresentou cases de sucesso na Europa, Takano e Henrique fizeram um contraponto com ações de visual merchandising que têm desenvolvido e obtido sucesso no Brasil.
 
Fonte: Portal no Varejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário