A partir desta quinta-feira, 28, grifes internacionais com estabelecimentos na região, como Montblanc e Louis Vuitton, vão ganhar uma vizinha inesperada: a primeira loja- conceito da Riachuelo, uma das maiores redes de vestuário do país, conhecida por vender roupas com muitos zeros a menos do que os futuros colegas da área.
“Queremos democratizar a moda no endereço mais fashion do Brasil”, diz Flávio Rocha, presidente da empresa.
O novo empreendimento ocupa o ponto onde antes funcionava o Espaço Santo Helena, especializado em produtos de luxo para casa e decoração. Será a maior “butique” do pedaço e a 14a. loja da Riachuelo na capital. Com 1.200 metros quadrados, o local vai ter três andares e contará com cerca de 15.000 itens à venda.
“Vamos expor ali nossos produtos premium”, explica Marcella Kanner, gerente de marketing da rede. Entre as exclusividades do endereço, um corner da Swarovski venderá os cobiçados acessórios cravejados de cristal. A fachada também será uma atração à parte. Com a curadoria da galerista Nara Roesler, receberá periodicamente intervenções de artistas convidados.
Para fincar a bandeira da fast-fashion no lugar que tem os pontos de rua mais caros do Brasil (a locação do metro quadrado pode chegar a custar 400 reais), a empresa investiu cerca de 6 milhões de reais na obra. Estima-se no mercado imobiliário que o valor do aluguel mensal gire em torno de 300 000 reais. “Não foi uma decisão fácil”, reconhece Rocha.
De acordo com ele, a conta para abrir uma loja na região não fechava — sobretudo na relação entre a expectativa de vendas e os custos para manter a operação por ali. Os executivos da companhia, porém, resolveram assumir o risco e apostaram na estratégia como uma forma de reposicionar a marca. “O benefício de estar na Oscar Freire não fica restrito a quatro paredes”, afirma o presidente. “Será o nosso cartão de visita.”
Sofisticação da marca
O movimento rumo à Oscar Freire faz parte de uma estratégia maior para emprestar glamour à marca. A partir de 2010, por exemplo, a rede intensificou parcerias com estilistas famosos, como Oskar Metsavaht, Clô Orozco e Cris Barros. Para a estreia da loja, a empresa organizou o lançamento de uma coleção especial. A decisão faz parte de um projeto de sofisticação de marca que serve a um objetivo econômico bem claro: dobrar o número de lojas e triplicar a receita para 10 bilhões de reais até 2016.
Batizada de Riachuelo Fashion Five, ela reúne peças criadas por dez personalidades ligadas à moda, com preços entre 29,90 e 299 reais. Cada uma assina cinco itens. Os nomes variam da cantora Claudia Leitte à blogueira Camila Coutinho. “Foi um exercício pensar em algo mais popular”, conta Adriana Degreas, uma das estilistas convidadas. “Apostei em looks versáteis, que podem ser usados de maneiras diferentes.”
Os planos de expansão não param nos Jardins. No primeiro trimestre de 2014, a empresa deve abrir uma megaloja de seis andares na Avenida Paulista. Ainda no ano que vem, o Shopping Eldorado receberá a Riachuelo Mulher, que será uma das maiores do grupo. As três inaugurações somam um investimento de 25 milhões de reais na capital. “Quero transformar gatas borralheiras em princesas”, brinca Rocha.
Fonte: Veja.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário