Pesquisa conduzida pelo Instituto Data Popular em parceria com a Serasa Experian identifica quatro perfis de consumo na nova classe média brasileira.
A pesquisa também identificou quatro perfis de consumo dentro da classe C: Batalhadores, Experientes, Empreendedores e Promissores.
O primeiro grupo possui a maior quantidade de indivíduos, 39%, a faixa etária predominante é de 40 anos, possuem carteira assinada e têm gastos somados em R$ 389 bilhões.
Em seguida aparecem os experientes, segmento cuja idade média é de 65,8 anos e que consumiu em 2013 cerca de R$ 274 bilhões. A maioria deles (59%) possui apenas ensino fundamental e só 7% acessam a internet.
O terceiro perfil são os promissores, que representa 19% da população analisada: 59% deles concluíram ensino médio e 57% têm emprego com carteira assinada; 72% usam a internet e a idade média é de 22 anos. Em 2013, consumiram R$ 230,8 bilhões.
O quarto grupo é o dos empreendedores: são 16% da nova classe média, mas representam a parcela mais escolarizada desta população. Cerca de 42% estão cursando ou já concluíram o ensino médio e 19%, o superior. Com idade média de 43 anos, 43% têm carteira assinada e 60% utilizam a internet. Ao todo, gastaram R$ 276 bilhões no ano passado.
Viagens nacionais, notebooks e tablets no topo da intenção de compra
O estudo do Data Popular e da Serasa Experian listou os itens que a nova classe média pretende adquirir nos próximos 12 meses. Entre os bens individuais, viagens nacionais, notebooks e tablets lideram o ranking de intenção de compra. Já em relação aos bens domiciliares, móveis, aparelhos de TV e geladeiras são os primeiros colocados. Para este trabalho, o instituto ouviu 3 mil consumidores e acessou cadastros de aproximadamente 800 mil pessoas.
Fonte: Mundo do Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário