Aeroportos brasileiros tornam-se atalho para marcas estrangeiras fixarem imagem e sentirem mercado.
Nesta semana, mais dois aeroportos brasileiros passaram para a iniciativa privada: Galeão (RJ) e Confins (MG). Agora são cinco aeroportos privatizados: Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília completam a lista e a Infraero continua na gestão dos 67 restantes.
A principal porta de entrada do país pode ser a melhor escolha para uma marca estrangeira testar o mercado consumidor nacional. Essa loja chama mais atenção para a marca e trabalha a imagem da franquia com mais velocidade, pois conta com dois tipos de público: o nacional e o internacional.
“Assim o investidor consegue sentir o mercado. Dá pra se ter uma boa ideia e trabalhar o negócio em várias frentes”, identifica o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo.
No Brasil, 25 marcas estrangeiras estão presentes nos aeroportos brasileiros, 15 delas filiadas à ABF. No total, são 83 lojas destas franquias.
Avis
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20
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Hertz
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16
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Subway
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8
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Nutty Bavarian
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5
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Dufry
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4
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MC Donald's
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4
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Kopenhagen
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3
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Carls Jr
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3
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Thrifty
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3
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Pizza Hut
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2
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Red Lobster
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2
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Quality
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1
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Timberland
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1
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Kate Spade
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1
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Garret Popcorn
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1
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Mr. Pretzels
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1
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Olive Garden
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1
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Starbucks
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1
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Yummy Candy Store
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1
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Domino's
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1
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Yoguland
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1
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L’Occitane
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1
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Lacoste
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1
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Calvin Klein
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1
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Budget
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1
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Camargo acredita que a ‘invasão’ estrangeira nos pontos comerciais de acesso ao Brasil foi potencializada por conta da privatização dos aeroportos. “As empresas que passaram a controlar os aeroportos brasileiros possuem operações no exterior e, portanto, canais de contato diretos com as franquias internacionais”, afirma.
De acordo com o diretor da ABF, a infraestrutura dos privatizados está em fase de conclusão. “Guarulhos terminou recentemente sua área 4 com sucesso. O de Brasília também está muito moderno, assim como o de Recife. O da Bahia não está totalmente pronto na parte comercial e o de Campinas atrasou, deverá ser entregue em setembro”, aponta.
Franquias nacionais e internacionais
Levantamento de agosto de 2013 da ABF indica que 23% dos pontos comerciais de aeroportos do País operam sob o sistema de franquias, sejam elas nacionais ou internacionais. No total são 374 unidades franqueadas, número 48% maior ao que era registrado em 2012.
Franquias nacionais e internacionais
Levantamento de agosto de 2013 da ABF indica que 23% dos pontos comerciais de aeroportos do País operam sob o sistema de franquias, sejam elas nacionais ou internacionais. No total são 374 unidades franqueadas, número 48% maior ao que era registrado em 2012.
Os principais segmentos ocupados pelas franquias são o de serviços automotivos (34%) e o de alimentação (31%). Mesmo com o up provocado pelas privatizações, os aeroportos ainda operados pela Infraero são os que contam com mais franquias.
Guararapes, no Recife, e o aeroporto Internacional de Salvador são os campeões, com 24 unidades, seguido pelo Afonso Pena (Curitiba), com 21. Entre os privatizados, destaca-se o de Guarulhos, com 17 lojas de franquias, e o de Brasília, com 16. Os dois ocupam o sexto e sétimos lugares na lista.
Fonte: Portal no Varejo
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