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quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O portão de desembarque das franquias

Aeroportos brasileiros tornam-se atalho para marcas estrangeiras fixarem imagem e sentirem mercado.
Nesta semana, mais dois aeroportos brasileiros passaram para a iniciativa privada: Galeão (RJ) e Confins (MG). Agora são cinco aeroportos privatizados: Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília completam a lista e a Infraero continua na gestão dos 67 restantes.
 
A principal porta de entrada do país pode ser a melhor escolha para uma marca estrangeira testar o mercado consumidor nacional. Essa loja chama mais atenção para a marca e trabalha a imagem da franquia com mais velocidade, pois conta com dois tipos de público: o nacional e o internacional.
 
“Assim o investidor consegue sentir o mercado. Dá pra se ter uma boa ideia e trabalhar o negócio em várias frentes”, identifica o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo.
 
No Brasil, 25 marcas estrangeiras estão presentes nos aeroportos brasileiros, 15 delas filiadas à ABF. No total, são 83 lojas destas franquias. 
 
Avis
20
Hertz
16
Subway
8
Nutty Bavarian
5
Dufry
4
MC Donald's
4
Kopenhagen
3
Carls Jr
3
Thrifty
3
Pizza Hut
2
Red Lobster
2
Quality
1
Timberland
1
Kate Spade
1
Garret Popcorn
1
Mr. Pretzels
1
Olive Garden
1
Starbucks
1
Yummy Candy Store
1
Domino's
1
Yoguland
1
L’Occitane
1
Lacoste
1
Calvin Klein
1
Budget
1

Camargo acredita que a ‘invasão’ estrangeira nos pontos comerciais de acesso ao Brasil foi potencializada por conta da privatização dos aeroportos. “As empresas que passaram a controlar os aeroportos brasileiros possuem operações no exterior e, portanto, canais de contato diretos com as franquias internacionais”, afirma.
 
De acordo com o diretor da ABF, a infraestrutura dos privatizados está em fase de conclusão. “Guarulhos terminou recentemente sua área 4 com sucesso. O de Brasília também está muito moderno, assim como o de Recife. O da Bahia não está totalmente pronto na parte comercial e o de Campinas atrasou, deverá ser entregue em setembro”, aponta.

Franquias nacionais e internacionais

Levantamento de agosto de 2013 da ABF indica que 23% dos pontos comerciais de aeroportos do País operam sob o sistema de franquias, sejam elas nacionais ou internacionais. No total são 374 unidades franqueadas, número 48% maior ao que era registrado em 2012.
Os principais segmentos ocupados pelas franquias são o de serviços automotivos (34%) e o de alimentação (31%). Mesmo com o up provocado pelas privatizações, os aeroportos ainda operados pela Infraero são os que contam com mais franquias.
Guararapes, no Recife, e o aeroporto Internacional de Salvador são os campeões, com 24 unidades, seguido pelo Afonso Pena (Curitiba), com 21. Entre os privatizados, destaca-se o de Guarulhos, com 17 lojas de franquias, e o de Brasília, com 16. Os dois ocupam o sexto e sétimos lugares na lista.
Fonte: Portal no Varejo

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