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sexta-feira, 11 de setembro de 2015

No fim, tudo se resume às pessoas

Oscar Farinetti, da Eataly: todos os "Ps" do marketing se resumem a Pessoas / Foto Divulgação
Oscar Farinetti, da Eataly: todos os "Ps" do marketing se resumem a Pessoas
Foto Divulgação.
World Retail Congress mostra que, sem o engajamento dos colaboradores, não existe experiência nem omnichannel.
 
Na terça-feira (08/09) o World Retail Congress, que aconteceu em Roma com cobertura exclusiva NOVAREJO, começou falando sobre gente. Oscar Farinetti, o fundador da Eataly, dedicou seu tempo a explicar que até mesmo os 4 “Ps” do marketing de Philip Kotler se resumem a um único “P”: pessoas. E o evento terminou, no final da tarde da quinta-feira (10/09), com uma palestra de Chris Roebuck sobre liderança no varejo. Pessoas e mais pessoas.
 
O fato é que a edição 2015 do principal evento estratégico de varejo do mundo discutiu inovação, repetiu à exaustão o termo “disruptivo”, debateu a viabilidade do omnichannel em todo o mundo, mas voltou para o básico do básico da gestão do varejo. No Brasil, ainda mais que em outros países, existe uma enorme pressão para aumento da eficiência e para fazer mais com menos. E isso só pode acontecer com equipes engajadas e lideranças inspiradoras.
 
“Costumamos dizer que preferimos ter um excelente profissional a três medíocres”, comenta Kip Tindell, CEO da The Container Store e há mais de 15 anos uma das melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos. “Precisamos de poucos e bons, que entendam o negócio e tenham o espírito do empreendedor”, complementa. Esse tema surgiu na apresentação de Chris Roebuck, para quem os líderes da empresa (e, para ele, líder não significa necessariamente o profissional mais graduado) têm que agir como se o negócio fosse deles.
 
“Empreendedores inspiram, acreditam nas pessoas, assumem responsabilidades, entendem toda a organização, otimizam riscos, inovam, melhoram, são simples, eficientes e proativos”, explica. “Quantas pessoas assim você tem em sua empresa? Quantos líderes são eficientes, éticos, engajam as pessoas e têm esse espírito empreendedor?”, provoca.
 
“Nosso primeiro objetivo é criar um lugar que seja bom para as pessoas”, afirma Oscar Farinetti, da Eataly. “Isso começa no próprio ambiente físico, que estimula e inspira nossos colaboradores, e passa por nossos valores, que são claros”, complementa. “Emoção e crenças mudam tudo, porque somos guiados pelas emoções e não pela razão”, explica Chris Roebuck. Segundo o consultor, para obter um super desempenho de suas equipes, inspire-as e dê a elas a condição de fazer o melhor. “Envolva-as e elas farão o melhor que puderem por você e pela empresa”, completa.
 
Fonte: Portal no Varejo

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