Em se tratando de crescimento profissional, existem várias maneiras de nos aperfeiçoarmos. Seja em busca da valorização pessoal, profissional ou, em muitos casos, ambas, a ideia é procurar uma formação qualificada adaptada às necessidades reais dos mercado. Em um mundo moderno, onde as inovações e as indústrias dos mais variados setores estão em constante desenvolvimento, a busca pelo melhor, fica a critério do que se encaixa especificamente para você.
Para começar uma nova jornada em meio a livros, provas e disposição, aliás, muita disposição, é preciso focar no que é realmente importante. Talvez estudar fora? Um curso de algumas semanas ou meses no exterior? Uma pós-graduação intercalada com as horasa de trabalho?
Bem, todos os anos o renomado jornal americano Financial Times divulga um ranking com as 75 melhores escolas de negócios do mundo. Na categoria programas abertos – o ‘Financial Times Executive Education – Open Courses’ – que analisa cursos destinados ao desenvolvimento de executivos em geral, estão classificadas quatro escolas brasileiras. Na nossa lista, além das opções para quem não quer, ou não pode, sair do país, nós trazemos as seis primeiras colocadas como alternativas para explorar outras culturas e trazer muito conhecimento na bagagem.
1. IMD Business School
Considerada a melhor escola de negócios do mundo, a IMD forma anualmente grandes empresários e CEOs de todos os cantos do planeta. Localizada na Suíça, os cursos são focados 100% na realidade do desenvolvimento corporativo. O Programa Orchestrating Winning Performance é um dos destaques para aprender as mais recentes reflexões sobre gestão e tendência global. A instituição também oferece programas nas unidades do Japaão e Cingapura. Para mais informações, visite o site (em inglês).
2. HEC PARIS
Criada em 1881, gerida e financiada pela Câmara de Comércio e da Indústria de Paris, a HEC é uma das mais antigas e prestigiadas escolas de negócios do mundo. Com valores concentrados no enfoque multidisciplinar e multicultural, a escola possui mais de 100 grandes parceiros no mundo acadêmico e dezenas de programas tanto para profissionais veteranos como os que estão iniciando a carreira. Confira o site da escola (em inglês).
3. Iese Business School
A primeira escola espanhola a surgir neste ranking, a Iese é considerada a sexta melhor escola de negócios do mundo em geral e, desde 2000, oferece programas projetados especificamente para empresas no Brasil. O objetivo destas atividades é fortalecer o serviço prestado às empresas brasileiras que já são clientes IESE e aumentar o número de organizações na região. A unidade brasileira fica em São Paulo, no bairro da Bela Vista. Visite o site para mais informações em português.
4. Harvard Business School
A famosa universidade americana de Harvard, é também conhecida por ter formado nomes como os dos políticos George W. Bush, Mitt Romney e Michael Bloomberg. Parte dos programas educacionais, o Executive Education tem excelentes opções de curta duração. Voltados para altos executivos, os cursos de lideraça, estratégia, finanças, empreendedorismo e inovação, duram em média entre sete e trinta dias. As aulas podem ser ministradas nocampus de Boston (matriz), Shangai, Mumbai, Califórnia, Inglaterra, Espanha ou África. Para mais informações, clique aqui
5. University of Chicago
A segunda universidade mais antiga dos Estados Unidos é também a primeira a oferecer um MBA Executivo e um programa de Doutorado em Negócios. Na Chicago Booth, os estudantes podem optar por programas de MBA tanto em período integral, como meio período – aulas noturnas ou nos fins de semana, além dos cursos de MBA Executivo (EMBA). Diferente da maioria das outras escolas, os programas permitem que os alunos estruturem seus cursos e suas matérias de estudo de acordo com seus interesses. Clique aqui para dar uma olhada nos programas (site em inglês)
6. INSEAD
O INSEAD é uma das melhores escolas de pós graduação no mundo que apresenta como diferencial sua proximidade com o empresariado. Além dos tradicionais programans de MBA, a escola oferece um programa de doutorado e cursos de desenvolvimento de executivos. O MBA INSEAD, por exemplo, é um programa de dez meses em tempo integral, oferecido emFontainebleau (cidade a 55 km ao sul de Paris) e em Cingapura. Confira todos os programas e cursos aqui (site em inglês).
7. Fundação Dom Cabral (FDC)
Ocupando o 16º lugar no ranking geral de 2015, das 75 melhores escolas de negócios de todo o mundo, há dez anos a Fundação Dom Cabral lidera o ranking das melhores escolas de negócios da América Latina. Comprometida com a excelência na educação executiva, por meio da sua rede de alianças internacionais, a FDC exerce suas atividades no Brasil e no exterior, muitas vezes em cooperação com instituições locais. Com dezenas de programas, a escola está presente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para obter informações completas, visite o site.
8. Insper
Com a missão de ser um centro de referência em educação e geração de conhecimentonas áreas de administração, economia, direito e engenharia, o Insper foca no desenvolvimento de líderes e profissionais inovadores. Através de parcerias com conceituadas universidades e escolas de negócios pelo mundo inteiro, alguns cursos também oferecem aos alunos a possibilidade de estudar no exterior, assim como programas customizados para empresas. O Campus da Insper em São Paulo fica na Vila Olímpia. Acesse o site para conferir os programas.
9. FIA (Fundação Instituto de Administração)
A terceira brasileira melhor colocada no ranking das escolas de negocios do mundo, atualmente a FIA tem em seu portfólio cursos de educação executiva como os cursos de extensão, MBAs, cursos de pós-graduação, programa de Pós-MBA, além da Graduação em Administração que visa transformar jovens em executivos de sucesso. As três unidades educacionais de excelente padrão, estão localizadas nos bairros do Butantã, Pinheiros e Vila Olímpia, em São Paulo. Além disso, possui parcerias com escolas de negócios da Europa, Estados Unidos e Ásia, oferecendo opções de complementação dos estudos nos módulos internacionais oferecidos por diversos cursos de MBA e pelo programa de Pós-MBA. Para mais informações, visite o site.
10. Saint Paul
A Saint Paul Escola de Negócios é uma das principais empresas de soluções em treinamento na área de finanças e negócios do país, com milhares de executivos habilitados por ano. Em correalização com notáveis parceiros internacionais, oferece os únicos programas de MBA no Brasil com um terço das disciplinas ministradas pelos instrutores de renomadas instituições estrangeiras. Existem também alternativas de cursos de educação a distância, assim como programas customizados às realidades específicas de cada organização. A instituição aparece no rol das três melhores escolas para executivos do Brasil, é a 6a melhor da América Latina e a 54a melhor do mundo.
Fonte: Business Review Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário