No último congresso de varejo e consumo que participei, um importante CEO afirmou ao público ali presente “que o varejo é simples, nós é que complicamos ele”. Essa declaração relevante retrata o sentimento de muitos varejistas de preocupação com os negócios e a forma que devemos encarar tudo daqui para frente. Ainda no campo conceitual, vale ressaltar um dos princípios mais famosos no varejo: “varejo é detalhe”. Entendo que esses dois conceitos devem ser considerados como diretrizes para o curto prazo.
Neste sentido, irei listar, nesse artigo, cinco pontos que contribuem para o gerenciamento da comunicação interna na empresa visando a obtenção de maiores resultados, pois um dos grandes problemas e preocupações dos varejistas, independente do porte, é de que forma sistematizar e tornar eficiente a comunicação dentro das suas empresas.
Ponto 1: Defina metas claras e factíveis
Todas as áreas da companhia têm que gravitar em torno de metas claras e factíveis. A grande vantagem de grandes empresas sobre as pequenas é o foco constante em resultados por meio do planejamento, responsabilidades claras e por fim, acompanhamento e cobrança.
Todas as áreas da companhia têm que gravitar em torno de metas claras e factíveis. A grande vantagem de grandes empresas sobre as pequenas é o foco constante em resultados por meio do planejamento, responsabilidades claras e por fim, acompanhamento e cobrança.
Ponto 2: Estabeleça rotinas no planejamento
Planejar com cada área todas as variáveis que influenciam no resultado da empresa é essencial e chave para garantir o sucesso do que foi planejado. Destaque para áreas de:
• Produtos (estilo + compras): vendas, margens brutas, coberturas de estoques e verbas para compras;
• Lojas: vendas, conversão de clientes, peças por atendimento e inventário;
• Administrativo / financeiro: despesas e orçamento.
Planejar com cada área todas as variáveis que influenciam no resultado da empresa é essencial e chave para garantir o sucesso do que foi planejado. Destaque para áreas de:
• Produtos (estilo + compras): vendas, margens brutas, coberturas de estoques e verbas para compras;
• Lojas: vendas, conversão de clientes, peças por atendimento e inventário;
• Administrativo / financeiro: despesas e orçamento.
Ponto 3: Tenha responsabilidades claras
Por mais estranho que isso possa parecer, não pode haver mais de um responsável por cada área da companhia. A avaliação de cada executivo tem que ser baseada em suas metas previamente estabelecidas.
Por mais estranho que isso possa parecer, não pode haver mais de um responsável por cada área da companhia. A avaliação de cada executivo tem que ser baseada em suas metas previamente estabelecidas.
Ponto 4: Não desperdice palavras ao vento
A enorme quantidade de conversas sem foco que acontecem no cotidiano é uma enorme perda de tempo e esforço. São muitas palavras ao vento e quase nada se anota.
A enorme quantidade de conversas sem foco que acontecem no cotidiano é uma enorme perda de tempo e esforço. São muitas palavras ao vento e quase nada se anota.
Ponto 5: Mantenha os ritos
Este ponto é um dos mais relevantes para acabar com os problemas de comunicação. O bom ritual é suportado por: a) relatórios/ kpis e b) reuniões planejadas.
Este ponto é um dos mais relevantes para acabar com os problemas de comunicação. O bom ritual é suportado por: a) relatórios/ kpis e b) reuniões planejadas.
a. Relatórios e kpis:
- Poucos – Lembre-se: o varejo é simples!;
- Devem ser gerenciais e não contábeis;
- Devem caber numa tela ou no máximo duas páginas;
- Arredondamentos sempre – Pense grande.
b. Reuniões planejadas:
- Sempre no mesmo dia da semana e horário;
- Evite reuniões muito longas (maiores que duas horas) e defina horário de início e fim da reunião;
- Para decidir, nunca convoque mais de 8 pessoas;
- Não deixe de fora pessoas importantes para a execução – saia do tático para o operacional;
- Sem smartphones – óbvio porém sempre difícil. Aqui o exemplo tem que vir de cima;
- Formalize sempre.
Para aqueles que ainda carecem de um pouco mais de disciplina, mãos à obra! E para aqueles que já superaram isso, a hora é de planejar o orçamento 2016, sem esquecer das oportunidades que ainda restam no último trimestre de 2015.
Fonte: Mercado e Consumo
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