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quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Cautela com confiança

Diretor da Sonae Sierra Brasil conta como a empresa tem encontrado novas oportunidades na crise.

O grupo Sonae Sierra Brasil é uma das principais empresas especializadas em shopping centers no mercado nacional, sendo proprietária de dez empreendimentos e administrando também dois shoppings de terceiros, em uma Área Bruta Locável total de 505 mil metros quadrados e mais de 2500 lojas.
 
Com shoppings que vão de Manaus ao Paraná, a empresa tem investido em formatos diferentes para atrair lojistas, ao mesmo tempo em que aposta em promoções para trazer os clientes em um momento de desaquecimento do mercado nacional. Em um papo rápido com a redação de O Negócio do Varejo, Waldir Chao, diretor de Operações e Leasing da Sonae Sierra Brasil, fala sobre as ações da empresa para superar a crise.
 
ONDV – Tem havido, por parte dos lojistas, uma demanda maior por quiosques ou outros formatos de custo de implementação mais baixo?
 
Waldir Chao – Nos nossos shoppings a procura por quiosques tem se mantido nos últimos meses. A Sonae Sierra Brasil sempre trabalhou esse tipo de negócio e desde 2009 também oferece “carts”, uma opção muito interessante para quem vai começar um negócio ou quer ampliar a exposição de produtos e aproveitar momentos sazonais de vendas com a proximidade de datas comemorativas.
 
Os carts têm estrutura padronizada e o aluguel desses pontos inclui o fornecimento de energia elétrica, com locações que podem ser feitas para um período mínimo entre 30 dias e 11 meses. A principal diferença entre o cart e um quiosque é que o cart conta com uma estrutura padronizada oferecida pelo shopping. Assim, os lojistas que optam por esta modalidade não precisam investir ou se preocupar com a construção de um quiosque, que contempla uma estrutura maior, mais diferenciada e, consequentemente, um investimento maior.
 
ONDV – Como a crise afetou os negócios da empresa neste ano?
 
Chao – A Sonae Sierra Brasil sempre teve uma estratégia de longo prazo, independente das oscilações da economia. Nesses períodos de incertezas, somos mais cautelosos nas nossas avaliações e decisões, mas permanecemos confiantes em nosso modelo de negócio, na resiliência de nossos ativos, em nossa estratégia e na evolução do País no longo prazo.
 
ONDV – Como atrair os consumidores aos malls em um momento de confiança em baixa e desemprego em alta?
 
Chao – Continuar oferecendo boas opções de lazer e entretenimento e um mix diversificado é muito importante. Além disso, as promoções também motivam os consumidores no momento de decisão da compra.
 
Fonte: O negócio do varejo

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