Pare de ficar de olho no funil de vendas e nas milhares de métricas e comece a atentar-se para as reações corporais dos seus compradores ou clientes.
Olhos nos olhos quero ver o que você faz….ao sentir que sem você eu passo bem demais!
Pare de ficar de olho no funil de vendas e nas milhares de métricas que se inventam todos os dias para aumentar a eficácia em vendas e comece a atentar-se para as reações corporais dos seus compradores ou clientes. Olhe bem nos meus olhos e preste atenção no que vou te dizer: a dilatação da sua pupila pode revelar o que o consumidor quer antes de sua decisão consciente e de lhe falar algo sobre a sua venda. Um bom sinal para vendedores e negociadores em geral. Basta prestar mais atenção nas pessoas.
Na verdade, a dilatação da pupila se correlaciona com a excitação. As dilatações são um subproduto do processamento de informações importantes do sistema nervoso. O córtex visual na parte de trás do cérebro reúne as imagens que vemos, mas é o cérebro reptiliano, parte evolutivamente mais antiga do sistema nervoso autônomo, é que gerencia o ajuste contínuo do tamanho da pupila (juntamente com outras funções involuntárias, como batimentos cardíacos e transpiração). Especificamente, ele determina o movimento da íris para regular a quantidade de luz que entra no olho, semelhante a uma abertura da câmera.
Olha só, a estimulação do ramo simpático do sistema nervoso autônomo, conhecido por provocar “luta ou fuga” em resposta quando o corpo está sob algum stress, induz a dilatação da pupila. Portanto quando o sujeito tiver sua pupila em dilatação provavelmente você o está assustando, fazendo a tal da venda agressiva não deixando o cliente à vontade. E isso cria experiência. Tem lugares que não voltamos nunca mais.
Já a estimulação do sistema parassimpático, conhecido por “descansar e digerir” funções provoca constrição ou fechamento da pupila. Caso em que o sujeito estará relaxado e mais desatento. A inibição deste último sistema pode, por conseguinte, também causar dilatação. O tamanho das pupilas então reflete as forças externas que estão atuando no ambiente.
Mas veja só a negociação também pode ser trabalhada ( condições de pagamentos, número de prestações) observando a dilatação da pupila. O professor e psicólogo da Universidade de Princeton, Daniel Kahneman, demonstrou várias décadas atrás, que o tamanho da pupila aumenta na proporção da dificuldade de uma tarefa. Calcule nove vezes 13 e seus olhos irão dilatar ligeiramente, mas por ouro lado, tente 29 vezes 13 e eles vão aumentar ainda mais e permanecer dilatado até chegar à resposta ou parar de tentar. Kahneman diz que pode-se adivinhar quando alguém tem um problema de multiplicação, somente observando a contração da pupila durante o experimento. Já imaginou que isso pode lhe dar uma indicação do valor do produto versus o montante que o cliente tem no bolso e está disposto a gastar com seu produto na sua loja?
A verdade é que os olhos são, não só a janela da alma, mas sim das intenções do organismo conforme excitação ambiental. Eles refletem a extensão do esforço mental de uma forma incrivelmente precisa.
Já pensou? Não? Pois então comece e seja mais assertivo em vendas olhando nos olhos dos seus clientes com atenção. É neles que pode estar a resposta correta para o interesse dele, ou não. E não no que ele diz.
Preste muita atenção ou ele lhe dirá…
Olhos nos olhos quero ver o que você diz. Quero ver como suporta me ver tão feliz! Sem a sua loja e o seu produto.
Fonte: O negócio do varejo
Nenhum comentário:
Postar um comentário