86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Fusão cria holding de fast food

As cinco marcas controladas pela G5 Evercore possuem 330 lojas e querem chegar a mil em cinco anos.

G5 Evercore detém 70% de empresa que reúne Griletto, Montana, Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi e MySandwich

A empresa de investimentos G5 Evercore, fundada por Corrado Varoli, ex-­presidente do Goldman Sachs na América Latina, criou uma holding na área de alimentação, em sociedade com as operações de fast ­food da J.Alves (Griletto e Montana) e do Grupo Ornatus (JinJin e My Sandwich). A holding Halipar unirá os negócios dessas redes e será controlada pela empresa de private equity, com cerca de 70% das ações. Os atuais sócios da J.Alves e Ornatus deterão o restante. Outras duas cadeias de restaurantes estão sendo sondadas neste momento para se unir à atual estrutura, segundo o jornal Valor Econômico.
 
As negociações para a criação do negócio começaram há pouco mais de um ano e a empresa nasce com 330 restaurantes em 20 Estados. O fundo tem cerca de R$ 150 milhões para investimentos e, no modelo de negócios adotado, as redes entraram com os ativos e o fundo com os recursos, com o objetivo de formar um negócio com um grupo pequeno de marcas reconhecidas para ampliar escala e diluir custos. A administração de cada rede continua com a equipe atual, com espaço para apoio do fundo na área financeira e de governança corporativa.
 
Entre as possibilidades de redução de custo estão as negociações comerciais com shopping centers, que podem ocorrer em bloco; diluição dos custos fixos; e melhoria no suporte às áreas operacionais e financeiras. Está sendo criado um centro de serviços compartilhados (para atividades de suporte do negócio) e comitês de operação, expansão, marketing, financeiro e de relação com franqueados. Quem deve acabar integrando os comitês serão os próprios sócios atuais das redes e do fundo. Ainda será criado um conselho de administração com seis membros.
 
A sede da operação será em Indaiatuba (SP), onde fica a Griletto. A previsão é fechar o ano com cerca de R$ 500 milhões em receita bruta, expansão de 20%, acima do ritmo do mercado (o segmento de franquias de alimentação deve crescer na faixa de 12% em 2015). O braço alimentar do Grupo Ornatus deve se expandir 17%. O plano é chegar a mil restaurantes em cinco anos.
 
Fonte: Com informações do Valor Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário