Por: Giuliano Gonçalves
Um balanço da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) mostra que a Copa do Mundo aquecerá as vendas do setor varejista. Segundo o levantamento, o varejo paulista terá um aumento de 12% no fluxo de vendas no período do mundial. Aliás, a Nielsen (como mostramos há poucos dias) apresentou algumas tendências de produtos e categorias mais buscadas entre consumidores para a Copa do Mundo.
A boa expectativa está ligada ao crescimento do varejo. Afinal, no balanço semestral da entidade o setor já demonstrou índices bastante positivos. Quando comparado ao primeiro semestre de 2021, o aumento representou 24,8% no mesmo período de 2022.
O que será destaque de venda na Copa do Mundo?
Para a FCDLESP, o setor de vestuário e calçados deve ser o maior beneficiado no período da Copa. Já a categoria de eletrônicos será a segunda mais buscada, uma vez que a transmissão dos jogos incentiva a compra de novos aparelhos. Por fim, estabelecimentos como bares e restaurantes que investirem na transmissão terão um aumento de 40% no fluxo de pessoas.
Uma pesquisa da Meta Foresight corrobora para o otimismo da FCDLESP em relação às vendas na Copa do Mundo. Isso porque a empresa afirma que 84% dos brasileiros acompanharão ao evento. Aliás, dos entrevistado, 73% dizem que comprarão algo durante a Copa do Mundo. Neste caso, as principais categorias escolhidas foram:
- Roupas e acessórios: 60%
- Bebidas alcoólicas: 55%
- Petiscos e salgadinhos: 51%
- Carnes para churrasco: 56%
- Chocolates e sobremesas: 39%
Para além dos comes e bebes
De acordo com o ReclameAqui, outras categorias serão muito consumidas antes e durante a Copa do Mundo. Do levantamento, os produtos mais vendidos no período são:
- eletrodomésticos e eletroportáteis: TVs, geladeiras, caixas de som, freezer, chopeiras, pipoqueiras, grill, etc.;
- eletrônicos: TV, notebooks, tablets, smartphone e videogame;
- móveis: sofás, mesas, cadeiras, racks, painéis e por aí vai;
- roupas e artigos esportivos: camisetas, bermudas, bolas de futebol, chuteiras e mais;
- decoração: bandeiras, bandeirolas, balões, toalhas de mesa, adesivos, descartáveis coloridos e por aí vai;
- TV por assinatura e planos de internet para acompanhar os jogos em alta qualidade.
Olhar do Google sobre a Copa do mundo e o varejo
Durante o lançamento de um produto, o Google apresentou uma pesquisa realizada em junho com 1 mil usuários. Nela, a gigante das buscas garante que 86% dos brasileiros acompanharão ao evento esportivo. Desses, inclusive, 71% já estão se preparando para a temporada — e 66% comprarão algum produto ou contratarão algum serviço antes da Copa do Mundo.
Ao levar em consideração os meses de junho e julho, o aumento de interesse nas buscas com o termo Copa do Mundo já é de 34% quando comparado à Copa de 2018. E, segundo Fernanda Bromfman, head de negócios para médias empresas do Google Brasil, 66% das pessoas acreditam que a situação financeira irá melhorar até o fim do ano.
"A COPA está trazendo otimismo para os consumidores e deve levar as pessoas a anteciparem algumas compras para preparar a casa para o evento esportivo. Por isso, acreditamos que o mundial vai impulsionar a demanda por produtos antes, durante e depois da black friday", diz Fernanda.
Fonte: ecommercebrasil.com.br
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