86S3kuextR2S3YWJ_kx2UbklxpY

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

ALIANSCE SONAE ANUNCIA METAS ESG PARA 2030 Notícias 15/11/2022 85

Entre os compromissos, companhia ampliará percentual de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança e planeja tornar-se carbono neutro em 2040.


Por Aliansce Sonae


Com 35 milhões de visitas por mês, o equivalente à soma da população dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, a Aliansce Sonae é líder na administração de shoppings no país. Sua operação influencia a rotina das principais cidades do Brasil. Ciente deste papel, a empresa está anunciando suas metas em práticas pela sustentabilidade, pelo social e pela governança, reunidas na sigla ESG.


“Estamos dispostos a atuar como uma plataforma catalisadora, com enorme potencial para conscientizar e fomentar mudanças de hábitos para o setor e a sociedade”, explica Paula Fonseca, diretora jurídica e coordenadora da Comissão ESG. “Recentemente, aderimos ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que engaja empresas e organizações na adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho e meio ambiente. E somos a primeira empresa da indústria de shoppings a formalizar nossos compromissos ESG”.


Nesse contexto, e considerando o desenvolvimento sustentável das regiões do entorno, baseado no planejamento estratégico realizado, a Aliansce Sonae atua em quatro hubs: Diversidade e Inclusão, Bem-Estar e Desenvolvimento Humano, Conservação Ambiental e Comunidades e Hábitos Sustentáveis. As metas foram definidas a partir de 16 pontos de contato.


“Queremos fomentar a construção de ambientes inclusivos, plurais, seguros e saudáveis, que promovam o desenvolvimento local e facilitem a implementação de hábitos sustentáveis por toda a cadeia de valor”, reforça Paula Fonseca.


Metas ambientais


Na frente da sustentabilidade ambiental, ainda este ano, todos os shoppings do grupo estarão utilizando fontes 100% renováveis de energia – atualmente, o percentual está em 78%. A meta é alcançar o uso integral de eletricidade limpa em toda a empresa até 2030, assim como atingir neutralidade de carbono em 2040.


Em relação à gestão de resíduos sólidos urbanos, se em 2021 a Aliansce Sonae destinava para reaproveitamento 43% dos materiais recicláveis gerados por seus empreendimentos, nos próximos oito anos pretende chegar a 65%, além de usar o processo de compostagem para 100% dos resíduos orgânicos. Em 2030, todo o portfólio do grupo contará com projetos de reuso de água.


Governança corporativa


Em relação à governança, a companhia pretende chegar a 2030 com pelo menos 50% de mulheres em cargos de liderança – atualmente, são 43%, um percentual que está acima da média do varejo, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria Korn Ferry. Também quer alcançar 44% de negros em postos elevados, sendo que o índice atual é de 32%. A empresa aderiu ao Programa MOVER, uma coalizão de 47 empresas cuja proposta é gerar dez mil cargos de liderança para pessoas negras até 2030.


Além disso, a companhia, que gerou 111 mil empregos diretos e indiretos em 2021, recentemente criou um Programa de Diversidade e Inclusão, com uma série de ações de capacitação e engajamento sobre questões sociais relevantes para promover um ambiente mais inclusivo nos escritórios e nos shoppings.


Aliansce Sonae é a primeira empresa da indústria de shoppings a formalizar suas metas em práticas pela sustentabilidade, pelo social e pela governança (ESG), ESG — Foto: Banco de imagens


Metas sociais


Aliansce Sonae também participa da COP27, entre os dias 6 e 18 de novembro, no Egito, a convite da Responding to Climate Change (RTCC), uma das principais entidades de fomento às discussões sobre o crescimento sustentável no planeta. A empresa terá representantes em dois painéis, com os temas “Tornando-se verde: o setor privado sustentável lidera os caminhos” e “Usando a força do ESG para mudar o mundo”.


Para 2030, o compromisso da empresa na frente social se traduz em mais de 900 projetos, que já impactaram a vida de mais de dois milhões de pessoas de comunidades localizadas nos entornos de seus shoppings. Grande parte dos projetos conta com a participação do público, uma forma de estimular a prática da solidariedade.


Destaca-se, por exemplo, o projeto Leitura Para Todos, uma iniciativa que estimula o hábito da leitura na primeira infância. O projeto já realizou dezenas de ações lúdicas em todo o país, além de distribuir mais de 400 mil livros por meio de mais de 400 instituições que trabalham com crianças em situação de vulnerabilidade.


Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário