Imagine que você é CEO de uma empresa e parte dos indicadores apontam para um crescimento já esperado. Outros superam as expectativas. Você vê apenas setas para cima. O presente é ótimo e o futuro, promissor. A situação pode parecer irreal, um sonho, mas é possível por meio do desenvolvimento de pessoas.
Segundo pesquisa da plataforma de recrutamento ManpowerGroup, a falta de mão de obra qualificada no Brasil atingiu a marca de 81% em 2022. E essa situação encontra um momento delicado para o varejo, no qual os hábitos de consumo estão se transformando e as empresas precisam de conhecimento e equipes para investir em tecnologia, análise de dados e de insights para prosperar.
Se uma circunstância não funciona sem a outra, como resolver o impasse? Para além de pensar em novas contratações, é importante analisar e reconhecer talentos que já fazem parte do quadro de funcionários.
Muitas vezes, o melhor profissional que procuramos está ao nosso lado, pois é aquele quem domina os processos da empresa como nenhum outro, com o adicional de conhecer as singularidades do negócio, o que pode facilitar a criação de soluções. Com essa análise feita, é hora de partir para as novas contratações, identificar quem pode agregar na companhia e oferecer treinamento para aprimorar habilidades específicas para os dois grupos.
Mas o papel dos líderes não para por aí. O colaborador precisa ser ouvido constantemente e o acompanhamento mais próximo serve também para a revisar a condução da liderança. Um colaborador engajado, que valoriza seu local de trabalho e o trabalho em si, consequentemente, é mais produtivo e assertivo.
Com um time capacitado, a empresa passa a ser cobiçada por novos profissionais e ganha o potencial necessário para virar o tão sonhado case de sucesso, com resultados apresentados em congressos, TEDtalks e matérias em portais de notícias especializadas. Quem não quer virar uma referência?
O caminho pode parecer desgastante, mas os fins justificarão os meios e, neste fim, você será o CEO da empresa dos sonhos.
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