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quarta-feira, 5 de abril de 2023

PIZZA HUT

A PIZZA HUT, maior rede de pizzarias do mundo, é a principal responsável por disseminar o consumo da pizza por quase todo planeta terra, criando um hábito de saboreá-la a qualquer hora do dia, de uma maneira fácil e muito conveniente. A trajetória da marca apenas confirma a simpatia que conquistou junto ao público, graças ao sabor de seus produtos, a alta qualidade e à eficiência no atendimento. 


A história 
Apesar dos imigrantes italianos terem introduzido a pizza nos Estados Unidos, foi o espírito empresarial de dois jovens universitários do centro-oeste que fizeram dela uma das comidas favoritas entre milhões de americanos. A história de sucesso da empresa começou no final da Segunda Guerra Mundial. Os soldados americanos provaram e aprovaram a pizza no front de batalha e levaram para casa a disposição de comer mais e mais fatias. Ao final do conflito, os imigrantes italianos aproveitaram para abrir várias pizzarias pelos Estados Unidos. Foi neste cenário, com mais de 18.000 pizzarias já em funcionamento pelo país, que no dia 31 de maio de 1958, o primeiro restaurante da PIZZA HUT foi inaugurado em Wichita, maior cidade do estado do Kansas, pelos irmãos Frank e Dan Carney, que não possuíam dinheiro o suficiente para o negócio e nunca haviam trabalhado com pizzas antes. Por essa razão, os dois irmãos, incentivados por um amigo da família, pegaram US$ 600 emprestados de sua mãe, contrataram John Bender (que já havia trabalhado em uma pizzaria em Indiana), compraram equipamentos de segunda mão e foram em frente com o projeto.


A primeira loja foi aberta em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço para somente oito letras. A mulher de Dan, então, sugeriu a palavra “Hut” (“cabana” em inglês). O restaurante tinha capacidade apenas para 25 pessoas sentadas. Na noite de inauguração somente potenciais consumidores puderam degustar as pizzas, que foram servidas gratuitamente. A aceitação foi tão boa, que os irmãos inauguraram uma segunda loja cinco meses depois. Em um ano, eles já estavam operando com três restaurantes e inauguraram a primeira franquia na cidade de Topeka, capital do estado do Kansas, pelas mãos de Dick Hassur.
   

Em 1964 um padrão visual foi adotado para todas as lojas da rede, criando assim uma identidade única para a marca. Era o surgimento do Red Roof (o popular telhado vermelho), criado pelo arquiteto Richard D. Burke para distinguir as lojas da PIZZA HUT das concorrentes. Após montar sua estratégia baseada em lojas franqueadas, a rede chegou a abrir uma unidade por dia, no pico de sua expansão. Em 1967 a popularidade da marca cresceu ainda mais quando bonecos da mascote Pizza Pete (um simpático pizzaiolo bigodudo) começaram a ser vendidos em todas as lojas da rede. Ainda neste mesmo ano, a maior pizza do mundo, com 1.83 metros de diâmetro, foi servida pela rede na grande festa de inauguração da unidade de Fort Worth no estado do Texas. Em 1968 a PIZZA HUT iniciou sua expansão no mercado internacional com a abertura da primeira loja no Canadá.
   

No ano seguinte mais de um milhão de pessoas já faziam suas refeições a cada semana em uma das 310 lojas da PIZZA HUT. Foi nesta época, no ano de 1969, que o telhado de todas as lojas adotou definitivamente a cor vermelha e seu tradicional formato (conhecido como Red Roof). Ainda neste ano, a empresa abriu restaurantes em Sydney na Austrália, México e Munique na Alemanha, levando o delicioso sabor de suas pizzas para lugares ainda mais distantes. Muitas sugestões e mudanças foram sendo adicionadas à receita inicial das pizzas para formar o prato desejado. Todos os produtos foram desenvolvidos e adaptados para atender as necessidades dos clientes de diferentes países no mundo. Em 1970 a empresa investiu na ampliação do cardápio. Sanduíches foram adicionados ao cardápio básico que continha pizzas, saladas, cervejas e refrigerantes. Além disso, inaugurou sua loja de número 500 na cidade de Nashville, estado do Tennessee.
   

Em 1971 a PIZZA HUT se tornou a número 1 no mundo, em vendas e número de lojas, iniciando mais um forte processo de expansão internacional. No ano seguinte, depois de abrir capital na Bolsa de Valores, a rede acelerou sua expansão, inaugurando sua milésima unidade. Quatro anos depois a rede já atingia a marca de 2.000 restaurantes em funcionamento, 100 dos quais localizados fora dos Estados Unidos. Em 1977 a empresa foi adquirida pela Pepsi Company por US$ 300 milhões. Quase uma década depois, a rede comemorava a inauguração de sua unidade de número 5.000 na cidade de Dallas, estado do Texas. Em 1989 um fato indicou a imensa popularidade da marca: Barbara Bush, então primeira dama americana, encomendou pizzas para serem entregues na Casa Branca para um evento de caridade que recebeu 200 crianças. Era uma propaganda e tanto para a marca. No ano seguinte outra demonstração de força e prestígio: a empresa entregou durante a realização do Super Bowl (final do futebol americano profissional e evento de maior audiência do país) mais de 1.3 milhões de pizzas, uma média de 7 mil pedaços por minuto.
  

Foi ainda em 1990 que a rede abriu sua primeira unidade na China e inaugurou outra na cidade de Moscou, que no decorrer dos anos serviu as melhores pizzas da cidade, recheadas com atum, sardinha, salmão, cavala e cebola. A filial russa imediatamente se tornou a mais popular do país, tornando-se conhecida mundialmente. Outro acontecimento marcou a história da empresa no ano de 1993: à pedido do exército americano, a PIZZA HUT fez a entrega mais rápida e longínqua da história, 600 pizzas de pepperoni entregues num voo de 24 horas entre a base aérea de Dover nos Estados Unidos e a base de Mogadishu na Somália. No mesmo ano as caixas de entrega das pizzas foram reformuladas, visando assim a preservação ambiental, para salvar 275.000 árvores por ano. Nas décadas seguintes, a rede iniciou uma mudança em seu posicionamento, inserindo novos itens no cardápio não relacionados à pizza, como pastas, aperitivos e novos sanduíches. Com isso, passou a atender um público mais amplo. Além disso, estreou vários formatos específicos de restaurantes para atender diferentes preferências de seus consumidores.
  

No dia 19 de novembro de 2014 a rede apresentou a maior reformulação de seu cardápio. Foram incluídos personalizações de dez tipos de bordas, quatro brotinhos, 11 receitas especiais, seis molhos diferentes, ingredientes exóticos como banana, curry e pimentas, além da Skinny Slice Pizza, fatia com massa bem fina. A PIZZA HUT também apresentou um novo logotipo e reformulou seu site, as embalagens e até os uniformes dos funcionários. Inicialmente os novos produtos estavam disponíveis apenas para o voraz mercado americano. A rede ainda lançou a maior campanha publicitária de sua história com o slogan “Flavor of Now” (em português, “Sabor de Agora”).
   

Pouco depois, em 2016, a Tanzânia, na África Oriental, se tornou o 100º país a receber uma unidade da PIZZA HUT. Empolgada por servir consumidores em 100 países, um grupo de entregadores da PIZZA caminhou com guias experientes para chegar ao topo do Monte Kilimanjaro em quatro dias. Este recorde foi liderado pelo gerente geral da rede no continente africano, Randall Blackford. Ao atingir esse recorde mundial, a pizza de pepperoni viajou aproximadamente 745 quilômetros de 5 a 8 de maio de 2016, tornando-se a “entrega de pizza em maior altitude”, devidamente registrada pelo Guinness (o Livro dos Recordes).
  

A linha do tempo 
1977 
 Lançamento da pizza SUPER SUPREME, feita com pepperoni (salame especial condimentado com páprica), carne moída, pimenta, cebola e cogumelo. 
1980 
 Introduzida nacionalmente nos Estados Unidos a PAN PIZZA (alta e crocante por fora, leve e macia por dentro), que atualmente é a campeã de vendas, servida em quatro tamanhos diferentes. 
1983 
 Lançamento da PIZZA INDIVIDUAL (conhecida como Personal Pan Pizza ou PPP). Com essa pizza, a rede lançou um conceito de produto diferenciado: uma alternativa de almoço rápido a um preço acessível. Com isso, as lojas da rede dobraram seu movimento na hora do almoço. Hoje em dia esta pizza é extremamente popular em unidades localizadas principalmente em aeroportos, faculdades e arenas esportivas. 
1984 
 Lançamento do BOOK IT!, um projeto educacional de incentivo a leitura para todo território americano. Atualmente o programa engloba aproximadamente 37.000 escolas e mais de 14 milhões de crianças todos os anos. 
1988 
 O serviço de entrega a domicílio (Delivery) foi implantado, oferecendo aos seus clientes a total conveniência de saborear a pizza mais famosa do mundo em casa ou no trabalho. O sucesso do novo serviço pode ser comprovado em 1990, quando as vendas superaram US$ 1 bilhão. 
 Lançamento da HAND TOSSED, uma pizza com massa muito semelhante à de pizzarias tradicionais.
1992 
 Introdução em algumas de suas unidades do sistema de bufê, oferecendo pizzas, saladas, aperitivos e massas. 
1993 
 Introdução da BIGFOOT, uma enorme pizza contendo 21 pedaços. 
 Introdução da CHUNKY STYLE PIZZA, composta por três opções de pizzas com recheios abundantes, em quantidade bem maior que nas tradicionais. 
1994 
 Lançamento da SICILIAN PIZZA, cuja borda tinha alho, manjericão e orégano. Essa pizza foi reintroduzida de forma definitiva em 1998. 
 Foi a primeira rede de pizzaria a testar o sistema de entrega pela internet na cidade de Santa Cruz, estado da Califórnia. 
1995 
 Lançamento da MOZZARELLA STUFFED CRUST, pizza de massa grossa recheada com queijo, introduzida através de uma enorme campanha publicitária com comerciais que incluíam o casal Donald e Ivana Trump, e os jogadores de basquete Dennis Rodman, David Robinson e Rush Limbaugh. Um dos produtos de maior sucesso da rede em todos os tempos é a pizza mais vendida da rede até hoje. 
 Introdução no cardápio da HUT WINGS (saborosas e tenras asas de frango assadas servidas com um molho especial e picante). 
 Lançamento das pizzas ITALIAN CHICKEN e CHICKEN SUPREME, cujo ingrediente principal era o frango. 
1997 
 Introdução da EDGE, uma pizza com massa e borda finas. 
 Introdução da TOTALLY NEW PIZZAS, cujos recheios possuíam pedaços de vegetais frescos e tirinhas de carnes. 
1999 
 Lançamento da BIG NEW YORKER, que estreou no cardápio da rede com um tamanho 30% maior que as pizzas normais. A pizza de 16 pedaços era feita com o mais puro molho de tomate e oito enormes fatias de queijo. Sua campanha de lançamento contou com nova-iorquinos famosos como Donald Trump, Fran Drescher e Spike Lee. 
2001 
 Introdução da TWISTED CRUST, uma pizza com bordas grossas e crocantes recheadas de queijo. 
2002 
 Lançamento da P’ZONE, uma pizza fechada (espécie de calzoni) para ser comida como um sanduíche. 
2003 
 Lançamento da FIT ‘N DELICIOUS, uma linha de pizza com ingredientes saudáveis que continha de 3.5 a 5 gramas de gordura por unidade. 
2004 
● Lançamento do formato de loja PIZZA HUT ITALIAN BISTRO, que além de vender as tradicionais pizzas, também comercializava pratos de massas, entradas e sanduíches mais sofisticados em um ambiente mais formal e aconchegante. 
2006 
 Lançamento da CHEESY BITES PIZZA, onde 28 pequenos rolinhos recheados de queijo formavam a borda da pizza. 
2008 
 Lançamento da PANormous, a maior pizza já criada pela rede, 40% maior que a Pan Pizza. 
 Introdução do TOTAL MOBILE ACCESS, que permitia aos consumidores fazerem pedidos através de mensagens de texto ou navegando pelo celular. 
2010 
 Lançamento da BIG ITALY PIZZA, uma pizza oval (18 pedaços) que possuía mais que o dobro do tamanho de duas pizzas média da rede. 
2012 
 Lançamento da HOT DOG STUFFED CRUST, pizza de massa crocante cujas bordas altas são recheadas com salsicha. 
2013 
 Lançamento da CRAZY CHEESE CRUST, uma pizza que possui 16 cavidades (gominhos) ao redor da massa recheadas até a borda com uma mistura italiana de cinco tipos de queijos. 
 Lançamento da FIREBAKED STYLE FLATBREAD, pizzas retangulares (cuja embalagem continha seis pedaços) de massa fina e crocante com queijo e coberturas que se estendiam até as bordas. 
2014 
 Lançamento com enorme sucesso no Brasil da linha SLIDERS, mini-pizzas de 70 gramas e 9,5 cm de diâmetro (similar a uma esfiha aberta). Elas são feitas na massa pan (grossa) das pizzas tradicionais da marca. Eram três sabores disponíveis: supreme, mozarela e pepperoni. Essa linha foi introduzida no mercado americano um ano antes. 
2017 
 Lançamento de sua primeira pizza vegana, feita com um novo queijo de origem vegetal. 
2020 
 Lançamento no Brasil da linha LOVERS, com seis sabores que incluem toppings generosos, como Meat Lovers, Super Supreme, Super Brasileira, Pepperoni Lovers e Veggie Lovers. 
 Lançamento nas Filipinas de uma pizza que traz um molho barbecue de cerveja, cebolas caramelizadas e pedaços de frango. A pizza ainda traz pedacinhos de pele de frango crocantes.


Qualidade e inovação 
O conceito dos restaurantes da PIZZA HUT busca se diferenciar do tradicional “fast food”, acreditando oferecer comida de alta qualidade, sempre fresca e a um preço justo para cada cliente, todos os dias. Todos os funcionários da rede são treinados para manter o alto padrão de qualidade dos produtos e serviços e são avaliados constantemente. Para isso, a empresa utiliza o CHAMPS (abreviação de Casa limpa, Hospitalidade, Acerto, Manutenção, Produto, Serviço) que não somente é um programa de avaliação, mas também uma cultura que abrange a todos (empresa, franqueados e atendentes) que prezam pela satisfação de cada cliente.
   

A tradicional Thin ‘N Crispy Pizza (no Brasil conhecida como Fininha) é baseada na primeira pizza vendida pela rede em 1958. A massa é fina e crocante, assada uniformemente, para realçar o sabor dos recheios. Além disso, a rede oferece uma enorme variedade de pizzas, que variam desde massas e bordas, até sabores e combinações de ingredientes, sempre respeitando a cultura e o gosto local de cada país. Quando inaugurou uma unidade no Suriname, por exemplo, adaptou-se à mistura de crenças de hindus, muçulmanos e católicos e a suas restrições alimentares. Para não desafiar os costumes locais, criou um pepperoni de peru. Os asiáticos comem pizzas com recheios feitos à base de frutos do mar. No Brasil a massa fina, o Catupiry e o requeijão são presença constante em suas pizzas. Já na Índia são oferecidas mais opções de pizza com recheios vegetarianos. E até uma pizza para pessoas com sensibilidade ao glúten, é oferecida em muitas unidades da rede nos Estados Unidos. No final de 2014, com a apresentação de um novo cardápio para o mercado americano, as opções dobraram de tamanho, além da possibilidade de personalização das pizzas. Além da mundialmente famosa cobertura de pepperoni, as outras mais vendidas pela rede são linguiça, presunto, cogumelos, bacon, frango, carne bovina, azeitonas, jalapeños, pimentões vermelhos e verdes e cebolas.
  

Em 2020 no Brasil a PIZZA HUT lançou um novo combo triplo incluindo entrada, prato principal e sobremesa suficiente para quatro pessoas. Batizado de Hut Box (modelo semelhante havia sido lançado no mercado americano em 2015 com o nome de Triple Treat Box), nessa proposta para delivery os produtos são acondicionados em uma caixa de papel cartão com três gavetas. A Hut Box conta com oito Breadsticks (deliciosos sticks assados com massa Pan recheados com mussarela e pepperoni, acompanhados por molho de tomate) duas pizzas médias de massa Pan e uma pizza individual de brigadeiro para sobremesa, com o autêntico brigadeiro preparado com leite condensado e chocolate, desde o recheio da borda até o topo, cortada em quatro fatias.
  

Os formatos de lojas 
No mundo inteiro, a rede desenvolveu vários formatos de restaurantes que pudessem suprir as necessidades de diferentes locais: 
PIZZA HUT: unidades tradicionais da rede que oferecem cardápio completo e variado, mesas e geralmente estão localizadas em ruas e centros de grande circulação. 
PIZZA HUT EXPRESS: unidades menores que oferecem cardápio reduzido, localizadas geralmente em shoppings, aeroportos, lojas de departamento, hotéis, cafeterias, postos de gasolina, cinemas, parques temáticos, arenas esportivas e outros locais. Essas unidades oferecem os serviços de delivery e carryout (pegar a pizza para consumir em casa ou no trabalho). 
QUIOSQUES: instalados em locais de pouco espaço, oferecem um cardápio reduzido, fortemente baseado em pizzas.
  

Memória preservada 
O primeiro restaurante da PIZZA HUT, inaugurado em 1958, foi transferido para a Wichita State University em 1986 e transformou-se em um museu. Em um feito surpreendente, o edifício foi arrancado do solo de sua localização original para um terreno dentro da universidade. Desde então, o museu guarda recordações do primeiro restaurante da rede e está aberto a visitas.
   

A evolução visual 
O primeiro logotipo da marca tinha sua mascote (conhecida como Pizza Pete, um carismático pizzaiolo bigodudo, que usava um lenço xadrez no pescoço, avental e chapéu) segurando as palavras “pizza” e “hut”.
   

Foi somente em 1967 que a marca introduziu o tradicional logotipo que continha o “telhado vermelho” (RED ROOF). Em 1999 ocorreu a modernização do seu logotipo, que ganhou uma nova tipografia de letra e o tradicional “Telhado Vermelho” foi totalmente redesenhado. Além disso, o logotipo ganhou um pingo verde na letra “i” e um traço amarelo abaixo da palavra “hut”. Em 2010 esse logotipo foi modernizado, especialmente o design do telhado vermelho. Em novembro de 2014 a PIZZA HUT apresentou uma nova identidade visual. O novo logotipo retrata um círculo (na verdade um redemoinho de molho de tomate na massa de pizza esticada) com um vermelho mais suave, mantendo o tradicional símbolo do telhado de uma cabana. Em 2019, inicialmente só para o mercado americano, a marca começou a utilizar um logotipo inspirado na versão dos anos de 1960, mas com uma tipografia de letra ligeiramente modificada.
  

O logotipo atual da marca também pode ser aplicado na horizontal (muito utilizado nas fachadas das lojas), com o nome PIZZA HUT ao lado direito do símbolo.
  

Os slogans 
A marca ganhou reconhecimento nacional quando sua primeira campanha publicitária, batizada de “Putt Putt to Pizza Hut” (assista abaixo), estreou na televisão americana em 1965 com um jingle que se tornou famoso e popular entre os consumidores.
   

Nos próximos anos a marca lançou inúmeras campanhas publicitárias famosas que consagraram slogans, não somente no mercado americano: 
Trust In Every Bite. (2020) 
No One Outpizzas the Hut. (2016) 
Easy beats better. (2016) 
Flavor of Now. (2014) 
Make It Great. (2012) 
Your favorites. Your Pizza Hut. (2009)  
Now We’re eating. (2008) 
Good Times Together. (2008) 
America’s Favorite Pizza. (2007) 
Gather ‘round the good stuff. (2003) 
The American way of pizza. (2003) 
Go for the good stuff. (2000) 
The Best Pizzas Under One Roof. (1998) 
You’ll Love The Stuff We’re Made Of. (1994) 
Stop and Smell that pizza. (1993) 
Makin’ it Great, in ‘88! (1988) 
Great pizzas, great times. 
Grab a slice of the Huts.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 31 de maio de 1958 
● Fundador: Frank e Dan Carney 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: YUM! Brands Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: David Gibbs 
● Presidente: Artie Starrs 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 18.703 
● Presença global: 113 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, China, Reino Unido e Espanha 
● Funcionários: 480.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Pizzas, entradas, massas e sobremesas 
● Concorrentes diretos: Domino’s PizzaPapa John’s PizzaLittle CaesarsSbarro, Marco’s Pizza, Papa Murphy’s, Round Table Pizza e Godfather’s Pizza 
● Ícones: O telhado vermelho (Red Roof) e a Pan Pizza 
● Slogan: No One Outpizzas the Hut. 
● Website: www.pizzahut.com.br 

A marca no Brasil 
No Brasil, a primeira loja da rede foi inaugurada em 1989 no estado de São Paulo, na cidade de Santo André. A expansão logo foi desencadeada e em menos de três anos já havia 15 unidades espalhadas no país. Foi por causa da PIZZA HUT, que o brasileiro criou o hábito de comer pizza na hora do almoço. No dia 13 de abril de 1994 foi inaugurada a loja de número 10.000 da rede mundo, e, para comemorar, ninguém menos do que Pelé chutou uma bola em frente à porta da unidade, que estava localizada na cidade de São Paulo. O cardápio da rede também ganhou algumas mudanças, respeitando o hábito brasileiro. Um exemplo é a pizza com massa finíssima e bordas recheadas de Catupiry. A pizza campeã de vendas é mussarela, com exclusivo requeijão PIZZA HUT, presunto e azeitonas verdes. Nos últimos anos, a rede tem investido em lojas menores, que estão localizadas em shopping centers e carregam o conceito Express.
   

A PIZZA HUT ficou famosa entre os brasileiros devido as suas criativas campanhas publicitárias, ações de marketing e slogans como “A primeira e única Pizza Hut” (2018), “Só Pizza Hut é Pizza Hut” (2015), “O sabor de estar junto” e “Os melhores momentos em um só lugar”. A marca também conquistou os brasileiros pela inovação, como por exemplo, com a linha Barbecue, pizzas (nos sabores Calabresa, Pepperoni e Corn & Bacon) onde o tradicional molho de tomate foi substituído pelo molho barbecue, em uma parceria com a Hellmann’s; ou com a campanha lançada em 2019, “Quarta Hut” que abordava o conceito “Muito mais Pizza Hut para você”, no qual ao pedir uma pizza média na quarta-feira o consumidor ganha outra do mesmo tamanho e sabor. Essa campanha visava estabelecer a quarta-feira como o dia da PIZZA HUT nos principais momentos dos brasileiros: nas rodadas do futebol, no encontro com os amigos, na comemoração de aniversário em família e em outras ocasiões que pedem uma pizza com muito sabor. Atualmente existem aproximadamente 200 lojas espalhadas por mais de 80 cidades em 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal, onde mais de 1 milhão de pessoas passam por mês.
   

A marca no mundo 
A rede, que pertencente hoje à empresa americana Yum! Brands (nome correspondente ao nosso “Huum”), proprietária também das redes KFC e Taco Bell, conta com mais de 18.700 lojas (7.400 somente nos Estados Unidos e outras 2.250 em 380 cidades na China) em mais de 110 países, e atinge vendas anuais de US$ 12.9 bilhões (dados 2019). A PIZZA HUT vende aproximadamente 12 milhões de pizzas por dia para mais de 5 milhões de consumidores ao redor do mundo. A loja de maior venda no mundo está localizada em Paris, seguida por Hong Kong e Moscou. No Brasil, o restaurante de maior venda é o do Shopping Center Norte, em São Paulo, que é o segundo maior em capacidade do mundo. Já a PIZZA HUT do Aeroporto Internacional de Cumbica, também em São Paulo, é o maior restaurante da rede em aeroportos do mundo, vendendo por mês mais de 35 mil pizzas. 

Você Sabia? 
 A PIZZA HUT nunca ousou entrar no mercado italiano, talvez por temer a concorrência com as tradicionais pizzas. 
 Em uma grande jogada de marketing, a PIZZA HUT entregou as primeiras pizzas para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2001. 
 Em 1991 a rede entregou 300 pizzas para Boris Yeltsin durante uma tentativa de um golpe de estado na Rússia. 
 Além de Donald Trump e Mikhail Gorbachev, a PIZZA HUT também utilizou em suas campanhas publicitárias outras celebridades, como Ringo Starr, Spike Lee, Elijah Wood e James Franco. 
 A empresa utiliza todos os anos mais de 350 milhões de quilos de pepperoni, mais de 260 milhões de quilos de tomates e mais de 150 milhões de quilos de queijo. A PIZZA HUT é um dos maiores consumidores de queijo do mundo, utiliza 3% de toda a produção de leite dos Estados Unidos (equivalente à produção de 250.000 vacas), a cada ano, para a produção de queijo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/10/2020

Fonte: Mundo das Marcas

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