Conquistar o cliente é essencial para o sucesso de uma venda.
Os consumidores querem ser amados, fazer parte, aprender alguma coisa. Se antes, os critérios para escolher um produto ou uma loja eram conveniência, garantia e preço bom, hoje, é preciso divertir, agradar, ensinar... E é no ponto de venda que isso vai acontecer.
“A loja é o melhor que há no mix da própria loja”, indica Daniel Zanco, sócio-diretor da consultoria Universo Varejo, em palestra nesta quarta-feira (13/06), durante a Brasilshop, evento promovido pela Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop).
Zanco lembra que, ainda que a empresa contrate os melhores garotos-propagandas, invista milhões em comerciais e compre os melhores espaços para anunciar, de nada adianta se a promessa não for entregue no momento da compra. “Quem aqui já ligou no telemarketing de operadora de telefonia móvel? Qual a experiência? Péssima, né?”, indaga.
Para o varejo, isso vale ainda mais já que 80% das decisões de compra de um consumidor são tomadas no ponto de venda. “A loja é o lugar onde o cliente está mais focado, mais atento que quando está vendo TV, na internet, no rádio, etc. Por isso, o que for feito na loja será mais notado do que em anúncios”, completa.
A conquista do cliente depende da experiência de compra que ele tem. Essa experiência nada mais é do que o sentimento que ele tem em relação ao ponto de venda. E esse sentimento depende de como é feito o branding da empresa, que nada mais é que a sensação que alguém tem sobre um produto, serviço ou empresa.
Para construir esse caminho, Zanco lembra que:
- é preciso saber qual a história que se quer contar para o cliente
- alinhar a empresa inteira com essa mensagem para que ela impregne
- e, então, trabalhar elementos que transformem a experiência na loja.
Fonte: Portal no Varejo
Nenhum comentário:
Postar um comentário