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terça-feira, 27 de setembro de 2022

TRACK&FIELD GANHA MUSCULATURA

Marca de roupa fitness diversifica atuação, aposta em plataforma de bem-estar e investe em bebidas, vitaminas e suplementos.


Por Lara Sant’Anna


Lojas que apenas vendem roupas têm ficado no passado. A moda agora é vestir o cliente com experiências. E quem tem exercitado esse conceito é a grife fitness Track&Field. Com a primeira experience store lançada em setembro de 2021, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, a empresa está ampliando o formato após perceber um aumento na performance da loja. No segundo trimestre deste ano, a unidade apresentou desempenho 76% maior que no mesmo período de 2021. Hoje já são quatro unidades que operam no formato. Outras seis estão previstas até dezembro. Nelas, há a integração da recente proposta de crescimento da empresa, que em outubro completa dois anos do IPO. Baseada em um tripé que considera experiência, diversificação de produtos e parcerias, a Track&Field quer ir além das roupas esportivas que a consagraram no varejo.


A proposta é criar um ecossistema de bem-estar, agregando mais valor à marca. Em uma ponta, a Track&Field fortalece a TFSports, plataforma que possibilita a inscrição e reúne informações sobre eventos esportivos em diversas categorias, além de disponibilizar aulas e treinos on-line gratuitos e conectar os usuários com os treinadores. Na outra ponta, subverte o core do seu negócio em roupas esportivas e passa a oferecer experiência um minimercado e café nas lojas, com o TFC Food and Market. No espaço, os clientes podem consumir bebidas e produtos feitos na hora, além de poder comprar produtos de alimentação saudável, como suplementos, vitaminas e linhas funcionais.


Para fechar o tripé de expansão da marca, está o TF Mall, o marketplace lançado em agosto. De acordo com o CEO da Track&Field, Fred Wagner, ele complementa a atuação digital da empresa, atualmente baseada no e-commerce e no social selling. No segundo trimestre, as vendas on-line pelo e-commerce tiveram queda de faturamento de 67,5%, comparado com o mesmo período de 2021, motivado pela volta do varejo físico, e pelo social selling, que inclui as vendas feitas através do WhatsApp e que representaram 37,6% do sell out do segundo trimestre deste ano. Para fortalecer o canal digital, a empresa aposta em uma proposta mais exclusiva do que é comumente aplicado a marketplaces. A ideia da Track&Field é possuir produtos e parceiros que passaram por um processo de curadoria e que conversem com o universo de bem-estar, mas que fujam da seara de fabricação da empresa. “Vamos vender em outras categorias e outras tribos”, disse Wagner.


Para lançar a plataforma a aposta foi nos wearables, dispositivos de tecnologia que podem ser vestidos pelo usuário, como smartwatches e fones de ouvido. Na oferta, modelos da Apple e Samsung, que dominam o mercado, em parceria com a Allied. A empresa de varejo de eletrônicos está presente em 21 marketplaces como MobCom, além de possuir lojas oficiais de marcas como Apple e Xiaomi. A parceria com a Track&Field vem em um momento em que a venda de wearables apresenta queda. No segundo trimestre, a empresa reportou receita líquida no varejo digital de R$ 181,5 milhões, redução de 14,3% em relação ao mesmo trimestre de 2021. A queda, de acordo com a Allied, ocorreu principalmente na categoria de smartphones e wearables, que também apresentou redução de volume de vendas no período. Ainda assim, o CEO da Allied, Silvio Stagni, está otimista com a parceria, considerando o potencial e o desempenho dos dispositivos no mercado. “A gente acredita muito no crescimento. Tem um espaço para divulgar bastante e uma pista de crescimento muito forte”, afirmou Stagni.


Nessa estratégia de três pontos criada pela Track&Field, todas se conectam com as lojas de experiência, que, de acordo com Wagner, se tornam também um espaço de relacionamento entre os clientes, treinadores e todos os demais parceiros do ecossistema. A plataforma TFSports e os eventos organizados pela empresa viram fonte de capitalização dos produtos do TFMall, que pelo menos nesse primeiro momento são expostos nas lojas e podem ser adquiridos por lá através do serviço de concierge. Indo muito além das roupas, a Track&Field busca vencer a corrida fugindo da pista principal e se apoiando em novos caminhos.


Fonte: sbvc.com.br

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