Expectativa é de que a data movimente cerca de R$ 6,05 bilhões no e-commerce brasileiro.
A Black Friday é considerada uma das datas mais importantes para o comércio e para os consumidores no Brasil, tanto para o varejo online quanto para o físico. E deve movimentar cerca de R$ 6,05 bilhões no e-commerce brasileiro, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). De olho no comportamento do consumidor, o Waze realizou um estudo com dados de navegação no app e mapeou quais setores tiveram aumento significativo no movimento.
Para se ter uma ideia, as lojas de vestuário cresceram 37% em navegações no período da Black Friday de 2021, em comparação com a média anual. Os shopping centers (34%) e as locadoras de veículos (45%) encabeçam o pódio dos estabelecimentos com o maior crescimento no número de navegação neste período.
“O crescimento das navegações para lojas de vestuário não é uma grande surpresa, visto que muitos consumidores aproveitam a Black Friday para renovar o guarda-roupa. Além disso, vestuário foi uma das categorias mais impactadas durante a pandemia. Logo, a aceleração percentual acaba sendo mais representativa neste momento de retomada versus outras categorias menos impactadas, como supermercados”, explica Heloisa Pinho, country manager do Waze no Brasil.
Consumidor deixa compras para última hora
Dados do Waze apontam ainda concentração nas navegações para estabelecimentos de varejo durante os últimos dias de novembro nos últimos três anos. A data ficou tão popular que, ao longo de todo o mês de novembro, os lojistas já começam a fazer promoções.
“As pessoas continuam deixando para realizar as compras da Black Friday na própria data. Apesar das promoções antecipadas, o movimento ainda é maior na semana e dia oficial. A expectativa é que nesse ano as navegações para o varejo sejam maiores que nos anos anteriores (com restrições) e até 2019, período pré-pandemia”, finaliza a executiva.
Fonte: Mercado & Consumo
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